jun
Geral

Curso de Engenharia Mecânica promove palestra sobre segurança em instalações elétricas

Os acidentes de trabalho causam prejuízos a toda a sociedade, exigindo investimentos em saúde preventiva, educação e segurança. Dentre os riscos ocupacionais, é importante destacar o trabalho com eletricidade. As atividades com esse tipo de exposição requerem planejamento minucioso e cuidados extremos. A ativação ou operação não intencional de equipamentos durante o serviço, instalação ou manutenção, pode resultar em ferimentos graves ou morte.

Pensando nisso, o curso de Engenharia Mecânica do Unileste promoveu, ontem (1º), palestra sobre segurança em instalações elétricas para os estudantes do curso. A atividade, parte da disciplina Segurança e Meio Ambiente ministrada pela docente Marluce Teixeira Queiroz, contou com a participação do egresso do curso de Engenharia Elétrica, Fabrício de Souza Fernandes. O palestrante é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Identificação para Controle Robusto e atualmente é sócio diretor da PSO – Projeto e Soluções Otimizadas LTDA.

Marluce comenta que, na aprendizagem em segurança ocupacional, são essenciais os conhecimentos sobre as medidas de controle dos riscos elétricos visando a otimização dos serviços. “A pretensão foi oportunizar o reconhecimento das não conformidades nesse tipo de serviços, favorecendo a proatividade do estudante quando em ambiente laboral. A importância dessa temática é indiscutível porque a eletricidade é utilizada na grande maioria das máquinas, tornando indispensável a formação em relação à esse conteúdo”, comenta.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Antônio Machado Filho, exposições técnicas como a palestra são necessárias pois estabelecem condições propícias para reflexões sobre métodos de trabalho e as oportunidades no mercado trabalho. “A atividade, nesse caso, relativa à saúde dos trabalhadores, previne a ocorrência de sinistros elétricos, contribuindo com o bem-estar social através de ações efetivas pertinentes à proteção do homem e meio ambientes”, conclui.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

28 junho 2024
UNILAB apresenta rebrandig de ONGs de Timóteo e Santana do Paraíso
26 junho 2024