Grupos reflexivos para autores de violência contra mulheres
Edital: 010/2018
Docente: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 16/12/2019
Local: Núcleo de Atividades Práticas em Psicologia (NAPP), Campus Caladinho e Campus Ipatinga, UNILESTE
Resumo:
O objetivo geral desse projeto é proporcionar a implementação de grupo socioeducativo para atendimento de homens que figuram como agressores nos processos de violência doméstica, que tramitam na Vara Criminal e da Infância e Juventude das Comarcas de Coronel Fabriciano, Ipatinga e de Timóteo. O atendimento a homens autores de violência contra mulheres está previsto na Lei Maria da Penha, que prevê a criação de centros de educação e de reabilitação para os agressores. O projeto caracteriza-se como uma intervenção psicossocial e jurídica, de caráter interdisciplinar, tendo como referência metodológica as Oficinas de Dinâmica de Grupo, numa perspectiva socioeducativa, reflexiva e orientacional. Espera-se que ao final dos encontros, seus participantes tenham mais controle da impulsividade e da agressividade; tenham uma compreensão adequada da relação entre os gêneros, superando atitudes preconceituosas e machistas; possam se responsabilizar por seus sentimentos, atitudes e ações, e a partir daí, possam constituir futuros relacionamentos ausentes de qualquer tipo de agressão, de modo a contribuir para a diminuição da violência contra as mulheres, reduzindo-se, também, os casos de reincidência.
Edital: 010/2018
Docente: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 16/12/2019
Local: Casa de Artes e Inclusão Social e CRAS (Cel. Fabriciano)
Resumo:
Este projeto tem como objetivo geral para os discentes inseri-los no contexto das políticas sociais, incentivando-os ao comprometimento com o bem-estar social e transformação da realidade, e para a comunidade, incrementar ações de proteção social que visam à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção de incidência de riscos, favorecendo o empoderamento, a emancipação e o fortalecimento das famílias. Trata-se de um projeto de intervenção psicossocial, que terá como método de trabalho o atendimento das famílias em encontros semanais, nos quais se utilizarão técnicas de dinâmica de grupo, além de visitas domiciliares e investigações científicas. Espera-se que, ao final de nove encontros, a cada semestre, as famílias envolvidas tenham alcançado uma transformação da percepção do mundo em que vivem, bem como obtenham a consciência dos recursos intrínsecos que possuem e que podem utilizar e das novas redes de relações que podem estabelecer para alcançar um lugar de sujeitos de sua própria história.
Edital: 010/2018
Docente: REGINA LUCIA DE SOUZA
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 16/12/2019
Local: Fundação Emalto
Resumo:
O presente Projeto de Extensão: “Psicologia e Educação – intervenção e pesquisa” pretende realizar uma interface com contextos de educação não formal. O campo da educação não formal vem crescendo na realidade brasileira e a Psicologia e Pedagogia têm se inserido nessas propostas educativas. Esta ação extensionista será realizada em uma entidade sem fins lucrativos, situada na Região do Vale do Aço-MG que oferece atividades gratuitas de artes musicais, futebol, inglês, informática e apoio pedagógico e psicossocial para crianças, jovens e adultos, com idades entre 09 e 25 anos, regularmente matriculados e frequentes no ensino regular. O projeto pretende abarcar os educadores sociais e os familiares responsáveis pelos alunos matriculados na instituição. Visa contribuir, por meio de o apoio pedagógico, psicossocial e educação inclusiva com o favorecimento da promoção humana, cidadania e qualidade de vida dos atores sociais que dele fazem parte. Pretende-se potencializar os participantes, a partir da concepção de que a educação transforma. Articula-se com o Projeto Formação Continuada para Professoras/es da Educação infantil.
Edital: 010/2018
Docente: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 16/12/2019
Local: Unileste campus I
Resumo:
Este projeto pretende fomentar a prevenção e promoção de saúde mental entre universitários do Vale do Aço, através de ações em 4 níveis: palestras e vídeos educativos; oficinas de desenvolvimento de habilidades de enfrentamento; plantão psicológico e encaminhamento para a rede de apoio, nos casos de adoecimento, especialmente para o NAPP. Pretende-se envolver cerca de 82 alunos do curso de Psicologia e 4 do Curso de Comunicação Social, com parceria de 3 docentes e 4 alunos do curso de comunicação social, em parceria com 1 docente. Para os discentes envolvidos será uma oportunidade de relacionar teoria e prática, bem como pesquisar fenômenos psicológicos. Os Projetos Integradores do 5º e 6º períodos de psicologia serão envolvidos, bem como ações de metodologia ativa na disciplina Terapia Cognitivo-comportamental, do 8ºperíodo. Espera-se que este projeto atinja diretamente cerca de 3.000 acadêmicos, medidos através das métricas das redes sociais. Almeja-se que estas intervenções possam funcionar como fator de proteção aos universitários, prevenindo possíveis adoecimentos mentais e minimizando o sofrimento mental, além de servir como modelo para outras universidades, através de publicações e apresentações em congressos.
Edital: 010/2018
Docente: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 16/12/2019
Local: Sindicatos de Trabalhadores (Metasita); Agências do INSS (Vale do Aço e NAPP∕UNILESTE
Resumo:
Esta proposta de intervenção em saúde mental e qualidade de vida no trabalho tem como objetivo propor intervenções psicossociais através dos grupos operativos e plantão psicológico no intuito de promover à saúde mental e qualidade de vida de trabalhadores vinculados ao Metasita e segurados do INSS. Este projeto busca propiciar reflexão das questões psicossociais relacionadas ao trabalho, seja para conciliar a vida profissional com a vida pessoal e familiar, seja para reinserir profissionalmente os trabalhadores. Ao considerar as formas contemporâneas de manifestação do sofrimento psíquico e isolamento social decorrente dos vínculos construídos entre os trabalhadores e as organizações. As intervenções presentes neste projeto objetivam propiciar qualidade de vida no trabalho para o bem-estar e satisfação profissional das pessoas.
Edital: 010/2018
Docente: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia
Data de início: 01/03/2019
Data de término: 16/12/2019
Local: Centro Socioeducativo de Ipatinga
Resumo:
A adolescência caracteriza-se como um período de transformações e emoções intensas, destacando-se o processo de crise de identidade na qual realizam questionamentos relativos aos valores existentes, às escolhas que devem fazer a fim de alcançar seu lugar na sociedade. Adolescente autor de ato infracional, refere-se aqueles que cometeram atos infracionais e estão aguardando a sentença judicial ou já tiveram a determinação prescrita. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069, de 1990) define como ato infracional a contravenção penal praticada por um adolescente, ou seja, pessoa entre 12 e 18 anos. As ações estratégicas propostas deste projeto objetivam promover a realização de práticas voltadas à mobilização do protagonismo destes adolescentes por meio de intervenções em grupos através das oficinas de dinâmica de grupo, que oferecem um espaço de reflexão em relação a sua própria história a fim de assumir a responsabilidade dos seus atos (Baleeiro, 1999), assim como possibilitar transformações pessoais e sociais na formação pessoal e da cidadania entre os adolescentes. Busca-se contribuir na formação humana de cada um, pois a troca de ideias possibilita a reflexão individual e coletiva, internalização de valores e opiniões abordados no grupo. A Psicologia ao abrir esse espaço propiciará um ambiente de acolhimento e confiança entre os adolescentes para serem compreendidos e se compreenderem no modo de ser diante à sociedade e suas possibilidades e saídas da criminalidade.