2022
dez
15
Notícias

Demanda do Unilab vira TCC de estudantes da Engenharia Química

Na última semana, estudantes do 10° período do curso de Engenharia Química apresentaram um trabalho de conclusão de curso originado a partir de uma necessidade cadastrada no Laboratório de Inovação e Soluções Unileste (UNILAB), pela empresa Pedreira Valemix.

A demanda buscava soluções para a remoção de surfactantes do efluente da empresa. Em relação aos agentes contaminantes, os surfactantes estão entre os principais poluentes encontrados em resíduos industriais. Eles podem ocasionar a inibição ou paralisação da depuração natural ou artificial devido à formação de espumas, perturbações na condução de oxigênio por meio das membranas dos organismos aquáticos, além da eutrofização das águas superficiais devido à presença de fosfatos.

“Para solucionar as necessidades da empresa, os estudantes, Ana Amélia Cunha, Lesley Brasil, Luís Gustavo Fagundes e Talita Evelyn Castro, desenvolveram vários estudos e equipamentos como um reator foto-fenton para o tratamento de efluentes industriais”, contou a docente orientadora do projeto, Dra. Letícia Fabri Turetta.

A orientadora também acrescentou que após vários processos acompanhados e testados pelos estudantes e pela empresa parceira, o projeto foi entregue à solicitante e finalizado, na última sexta-feira, com a apresentação do artigo “Redução de surfactantes em efluentes hídricos via processos oxidativos avançados”.

Sobre o Unilab

O Laboratório de Inovação e Soluções Unileste é um projeto institucional que estuda, pesquisa, analisa e propõe, de forma gratuita, soluções estratégicas para pequenas, médias e grandes empresas, públicas ou privadas da Região Metropolitana do Vale do Aço. Além disso, possibilita aos estudantes envolvidos a aprendizagem a partir de demandas e situações reais, aproximando o acadêmico do mundo do trabalho e das necessidades do mercado.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

13 janeiro 2023
Processo seletivo aberto para profissionais da saúde
21 dezembro 2022
Docente do curso de Direito tem artigo publicado no Portal Migalhas