dez

Demanda do Unilab vira TCC de estudantes da Engenharia Química

Na última semana, estudantes do 10° período do curso de Engenharia Química apresentaram um trabalho de conclusão de curso originado a partir de uma necessidade cadastrada no Laboratório de Inovação e Soluções Unileste (UNILAB), pela empresa Pedreira Valemix.

A demanda buscava soluções para a remoção de surfactantes do efluente da empresa. Em relação aos agentes contaminantes, os surfactantes estão entre os principais poluentes encontrados em resíduos industriais. Eles podem ocasionar a inibição ou paralisação da depuração natural ou artificial devido à formação de espumas, perturbações na condução de oxigênio por meio das membranas dos organismos aquáticos, além da eutrofização das águas superficiais devido à presença de fosfatos.

“Para solucionar as necessidades da empresa, os estudantes, Ana Amélia Cunha, Lesley Brasil, Luís Gustavo Fagundes e Talita Evelyn Castro, desenvolveram vários estudos e equipamentos como um reator foto-fenton para o tratamento de efluentes industriais”, contou a docente orientadora do projeto, Dra. Letícia Fabri Turetta.

A orientadora também acrescentou que após vários processos acompanhados e testados pelos estudantes e pela empresa parceira, o projeto foi entregue à solicitante e finalizado, na última sexta-feira, com a apresentação do artigo “Redução de surfactantes em efluentes hídricos via processos oxidativos avançados”.

Sobre o Unilab

O Laboratório de Inovação e Soluções Unileste é um projeto institucional que estuda, pesquisa, analisa e propõe, de forma gratuita, soluções estratégicas para pequenas, médias e grandes empresas, públicas ou privadas da Região Metropolitana do Vale do Aço. Além disso, possibilita aos estudantes envolvidos a aprendizagem a partir de demandas e situações reais, aproximando o acadêmico do mundo do trabalho e das necessidades do mercado.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

16 abril 2024
Cria do Unileste: egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024