2020
set
21
Geral

Cursos de Enfermagem e Psicologia realizam debate sobre universitários e pandemia

Alinhados à campanha Setembro Amarelo, que promove ações de prevenção ao suicídio em todo o mundo, os cursos de Enfermagem e Psicologia realizam o evento “Jovens trabalhadores universitários e os impactos da pandemia”. O encontro será realizado na próxima quinta-feira (24), às 19h, em ambiente virtual. As inscrições já estão abertas aos estudantes de ambos os cursos no Portal do Aluno.

Participarão da mesa-redonda on-line a doutora em Psicologia, psicóloga clínica, pesquisadora no campo da saúde mental e docente do Unileste, Shyrlleen Christieny Assunção Alves juntamente com a psicóloga clínica Kelliny Dório. Kelliny é especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e fundou o canal no YouTube “Com você Psicologia” que conta atualmente com 87,1 mil inscritos. A mediação será feita pela docente do curso de Enfermagem, Virgínia Gonçalves.

Para a docente, além das questões relacionadas à Covid-19, como o grande número de infectados, de internados e de óbitos, a pandemia impõe o isolamento e distanciamento social – o que também acaba provocando danos à saúde mental. “A campanha Setembro Amarelo é uma importante estratégia de prevenção, pois coloca o tema em evidência, principalmente neste momento de um novo cenário com muitos fatores de risco. Por isso, a necessidade de se discutir, compartilhar informações e esclarecer como o adoecimento psíquico funciona”, afirma Virgínia.

Segundo Shyrlleen, os participantes do encontro poderão refletir sobre suas vivências e estratégias criadas para manter a motivação e o desempenho acadêmico neste cenário. “A discussão sobre o adoecimento mental em universitários trabalhadores possibilita à Psicologia uma ampliação dos estudos sobre sofrimento mental que antes era visto como consequência da adaptação à dupla jornada (trabalho-estudo) e no atual contexto, se tornou múltiplas jornadas (home-office-ensino remoto emergencial-afazeres domésticos-vida pessoal) em apenas um espaço físico, na maioria das vezes”, ressalta.

Relevância do tema

Segundo o coordenador do curso de Psicologia, Eustáquio de Souza, o evento é uma importante oportunidade de discussão em consonância com o Setembro Amarelo. “O objetivo da iniciativa é tratar dos impactos sobre a saúde mental decorrentes da pandemia, com foco nos desdobramentos para quem atua/estuda na área da Saúde”, completa.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Aline Barros Coelho, reforça que os impactos da pandemia na rotina dos jovens e universitários foram consideráveis devido principalmente ao rompimento da vivência do coletivo durante este período de isolamento social. “O intuito do encontro é trazer para discussão a temática que, embora ainda muito estigmatizada, precisa ser dialogada para que se compartilhe saberes na intenção que se forme uma importante rede de apoio”, finaliza.

Setembro Amarelo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada quatro segundos no mundo, o que corresponde a 800 mil mortes por ano. A campanha, difundida globalmente, busca trazer à tona este grave problema de saúde pública, fomentando a discussão sobre como se prevenir e sobre como identificar suas causas e sintomas.

O Centro de Atendimento Psicológico (CAP) do Unileste presta serviços psicológicos gratuitos e abertos à toda a comunidade. Os atendimentos são realizados de forma presencial, no Bloco B do campus de Coronel Fabriciano, e também de forma remota pelo telefone ou por videoconferências. Dentre os serviços ofertados, estão o Plantão Psicológico e a Psicoterapia, que já podem ser agendados por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível neste link.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

28 junho 2024
UNILAB apresenta rebrandig de ONGs de Timóteo e Santana do Paraíso
26 junho 2024
Unileste participa de amostra de profissões no Colegio Católica de Timóteo
26 junho 2024
Unileste apresenta 18ª edição do “OsCalouros”