Psicologia
Docente do Unileste participa de mesa-redonda do CRP-16
A docente do curso de Psicologia do Unileste, Ma. Marcela Fernanda de Souza, participou da mesa-redonda intitulada “Clínica Interseccionalizada”, promovida pelo Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região (CRP-16), em São Mateus, no Espírito Santo. O evento foi realizado no Centro Universitário Vale do Cricaré (Univic), durante mês dedicado à Psicologia, e teve como foco os marcadores de raça, classe e gênero na prática clínica.
A mesa, que contou também com a presença da psicóloga e psicanalista Laís Vitório, e mediação de Jean Fabrício Sales Gomes, conselheiro do CRP-16, trouxe à tona discussões sobre como os marcadores sociais afetam a prática da Psicologia não apenas no consultório, mas também em outros espaços, como nas políticas públicas.
“Gostei muito de participar desse momento. Foi uma oportunidade de transmitir e discutir a prática clínica e as pesquisas que realizamos. Pude articular minha escuta com os estudos desenvolvidos no Coletivo Ocupação e no Unileste, onde integro uma pesquisa interdisciplinar de iniciação científica com as professoras Marlene Araújo e Angélica Bastos sobre infâncias, direitos humanos e antirracismo”, ressalta a docente Marcela.
A professora reforça ainda que discutir a interseccionalidade no contexto da Psicologia é fundamental para compreender os fatores que influenciam nos processos psíquicos, ressaltando a importância de uma atuação ética e consciente dos marcadores sociais. “A Psicologia, assim como outras áreas científicas, deve acompanhar as relações entre as pessoas para propor ações que defendam os direitos humanos e valorizem a singularidade. Participar desses eventos fomenta novas inquietações, essenciais para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal”, conclui.
Confira alguns dos registros:
Publicado por Juliana Gonçalves Passos