fev
Psicologia

Empatia, determinação e sucesso profissional: A egressa Annelise Lopes na Psicologia

Em um mundo marcado por desafios complexos e ritmos acelerados, as pressões psicológicas e emocionais se intensificaram, tornando ainda mais importante  atuação de profissionais capacitados para oferecer suporte e orientação. Os psicólogos desempenham um papel vital na promoção do bem-estar emocional e no enfrentamento de transtornos mentais. Além disso, a importância de ter profissionais que genuinamente apreciam e se dedicam à sua vocação torna-se ainda mais evidente, pois a empatia e o carinho pelo trabalho contribuem para um ambiente terapêutico mais eficaz. Um exemplo brilhante de bom profissional é Annelise Lopes, egressa do curso de Psicologia no Unileste.

Annelise fez a escolha pela Psicologia impulsionada pela perspectiva de uma inserção profissional no contexto organizacional, almejando, inicialmente, oportunidades em empresas de grande porte na região do Vale do Aço. Entretanto, sua jornada revelou um entendimento mais profundo sobre a riqueza e amplitude de possibilidades que essa formação oferece. “Ao adentrar no mundo da psicologia, percebi que o papel dos psicólogos vai além dos ambientes corporativos, abrangendo áreas como clínica, social e educacional. Percebi a diversidade de cenários nos quais os podemos exercer um impacto significativo”, afirma.

Ao longo de sua trajetória acadêmica, a psicóloga enfrentou alguns desafios, especialmente a desvalorização da profissão por parte de algumas pessoas. Enfrentando comentários desanimadores e a sensação de subestimação, sobretudo durante os estágios, ela não apenas resistiu, mas também floresceu diante dessas adversidades. “Cada obstáculo superado fortaleceu minha convicção na relevância da profissão e também me capacitou a desafiar estereótipos prejudiciais associados à psicologia”, pontua. Ao escolher enfrentar as percepções negativas com perseverança, Annelise solidificou sua própria autoconfiança e se preparou para encarar, com sabedoria e compaixão, os desafios que poderiam surgir em sua futura prática profissional.

Durante os estágios supervisionados e após a participação em um Projeto de Extensão, a egressa, quando ainda estudante, passou a se interessar pelas áreas de Psicologia Organizacional e Psicologia Social – área que seguiu logo após diplomada. Algum tempo caminhando no mercado de trabalho, Annelise Lopes queria mais experiências enriquecedoras e buscou por uma especialização em Neuropsicologia, direcionando, assim, sua trajetória profissional para o campo clínico.

Na prática clínica, Annelise destaca a importância vital de buscar constantes atualizações na abordagem de atendimento. “Reconhecer esse desafio contínuo não é apenas uma necessidade, mas uma oportunidade enriquecedora para o crescimento profissional e aprimoramento técnico. É necessário se manter atualizada diante das descobertas e avanços constantes na compreensão das relações entre o cérebro e o comportamento humano”, conclui. A egressa também destaca a necessidade de cultivar uma postura empática e acolhedora como elementos essenciais para um desempenho eficaz na área. Ela ressalta que, “ao abraçar uma abordagem compassiva, os psicólogos podem estabelecer conexões mais profundas e significativas com seus pacientes, proporcionando um ambiente terapêutico propício ao crescimento e à cura”.

Sobre a relação da sociedade com os assuntos ligados a saúde mental e emocional, a psicóloga chama atenção para o pós-pandemia, que, como observa, mudou significativamente o olhar das pessoas e evidenciou a relevância da atuação do psicólogo. “A crescente conscientização sobre a importância do bem-estar emocional reflete uma mudança significativa nas prioridades da sociedade contemporânea, tornando a presença dos profissionais da psicologia mais indispensáveis do que nunca”.

A trajetória de Annelise Lopes destaca a importância vital dos profissionais de Psicologia na sociedade. São esses profissionais capacitados e comprometidos, como ela, que têm o poder de promover o bem-estar e a saúde mental em diversos contextos, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais saudável, resiliente e compassiva.

Publicado por Brenda Duarte

25 abril 2024