2022
mar
07
Geral

Dia 8 de março discute os reflexos da pandemia no cotidiano das mulheres

A União Brasileira de Educação Católica – UBEC lança esta semana a campanha Igualdade Todos os Dias em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Para refletir sobre avanços e pautas atuais, haverá uma semana de mobilização voltada para a conscientização do público sobre a situação de mulheres no mercado de trabalho, com destaque para indicadores que mostram os impactos da Covid-19 para o público feminino.

Durante a pandemia, a perda de emprego e de autonomia financeira resultaram na queda da renda familiar de muitas mulheres, aumentando sua vulnerabilidade econômica e social. Confira alguns dados:

· A pandemia retrocedeu em 10 anos a participação de mulheres no mercado de trabalho na América Latina e no caribe. (Fonte: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL).

· Em 2020 durante a pandemia, houve uma redução na taxa de mulheres ocupadas (39,7%) em comparação aos homens (58,1%). (Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 0 IPEA).

· Entre 2019 e 2020, as mulheres perderam mais de 54 milhões de empregos. (Fonte: ONU Mulheres).

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, a data lembra mais do que nunca a importância pela reivindicação da igualdade de gênero, oportunidade e respeito, além do reconhecimento das conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres.

O Fórum Econômico Mundial aponta que a educação é o campo em que a igualdade de gênero está mais próxima, o que reforça a necessidade de ações permanentes voltadas ao fomento do protagonismo feminino no mercado de trabalho e na sociedade. Endossando a importância do diálogo sobre o tema, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou em sua Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas para o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres.

Na busca pela igualdade de gênero, é fundamental que tanto as pessoas quanto as instituições sejam protagonistas e estimulem iniciativas que defendam e respeitem os direitos das mulheres. Trata-se de um processo social ainda em construção, mas de extrema importância do debate e na participação de todos que almejam uma sociedade justa, igualitária e diversa em prol de um mundo melhor para todos.

O Grupo UBEC orgulha-se de ter em seu quadro de educadoras que atuam nas diversas áreas e que constroem diariamente o sucesso de nossa instituição, sendo 54% dos educadores mulheres e 52% dos cargos de liderança ocupados por elas que exercem o importante papel na construção de uma cultura organizacional.

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema