2023
mar
31
Geral

 MEC divulga indicador de qualidade e Unileste é referência no ensino superior em Minas 

A Instituição está entre os cinco melhores centros universitários particulares do estado e a única com IGC 4 na Região Metropolitana do Vale do Aço. 

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta semana, o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), dois dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior. O Unileste conquistou, mais uma vez, o IGC 4, numa escala de 1 a 5, certificando sua excelência. 

Desde 2007, ano em que iniciou o cálculo do indicador, o Unileste é a única Instituição de Ensino Superior particular com esse resultado na Região Metropolitana do Vale do Aço. Com o resultado divulgado neste ano, está entre os cinco melhores centros universitários particulares do estado de Minas Gerais, passando do sexto para o quarto lugar no ranking. 

“O resultado é fruto da colaboração de toda a comunidade acadêmica e o reconhecimento da nossa organização curricular, da proposição de metodologias ativas, do corpo acadêmico e administrativo capacitado, infraestrutura de ponta, presença contínua na comunidade e contribuição para o desenvolvimento regional”, afirma o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino. 

O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em consideração a média do Conceito Preliminar do Curso (CPC) dos últimos três anos e a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada instituição de ensino superior. O Índice varia de 1 a 5 e as instituições com notas 4 e 5 são consideradas de excelência. 

O reitor também reitera que as conquistas não param por aí. O resultado do IGC e CPC revelam outros motivos para comemorar. “85% dos nossos cursos em oferta possuem conceitos 4 e 5 no CPC e o curso de Pedagogia do Unileste é o um dos dois únicos cursos, em Minas Gerais, com nota máxima no MEC (CPC 5)”, atesta. 

Como método de análise, o CPC e o IGC consideram os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Nesse sentido, são considerados os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial e a satisfação dos universitários com as IES, avaliados por meio de questionário. 

Mais comemorações 

O Centro Universitário recebe o resultado dessas conquistas na semana de seu aniversário de fundação. No dia 1º de abril, sábado, o Unileste celebra 54 anos de história – fortalecendo, desde então, o desenvolvimento regional por meio da educação integral, inovação, empreendedorismo e compromisso social. A IES cresceu com o Vale do Aço e consolidou-se como instituição-referência no Vale do Aço, uma escola de cidadania. A Instituição oferece 23 cursos de graduação nas áreas de comunicação, tecnologia, gestão e negócios, saúde, engenharias e educação. Além de cursos de pós-graduação e opções de formação e atualização profissional na modalidade Educação a Distância (EaD). 

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

Notícias Recentes

27 março 2024
Do amor ao esporte à excelência profissional: a trajetória do egresso Robert Utsch
27 março 2024
Unileste completa 55 anos no dia 1º de abril
21 março 2024
Mês Internacional da Mulher: Unileste promove ação em prol da saúde feminina