2023
nov
23
Geral

Med. Veterinária: artigo de estudante sobre manejo de filhotes de tamanduá-mirim em cativeiro é publicado em revista científica

O trabalho “Manejo nutricional e desmame de filhote de tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla Linnaeus, 1758) em cativeiro”, de autoria do estudante do curso de Medicina Veterinária João Vitor Gonçalves de Oliveira, sob orientação do docente Mestre Lélio Costa e Silva, foi publicado recentemente no Brazilian Journal of Animal and Environmental Research

O trabalho aborda os desafios do manejo de filhotes de tamanduá-mirim em cativeiro e as particularidades desenvolvidas pela equipe do Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS), em Ipatinga, para os cuidados com os animais recebidos no local. “O tamanduá-mirim é uma espécie endêmica da América do Sul e é considerado vulnerável à extinção. Por isso, é importante desenvolver protocolos de manejo que garantam a sobrevivência e o bem-estar desses animais”, explica João Vitor. 

O estudo relata, ainda, as formulações de sucedâneos (fórmulas de substituição) utilizadas para alimentação do animal recebido no CEBUS para cuidados parentais, bem como uma estratégia de desmame utilizando ovos artificiais como comedouros. “O protocolo desenvolvido pela equipe do CEBUS mostrou-se eficaz para o manejo nutricional e desmame de filhotes de tamanduá-mirim”, afirma o docente Lélio Costa e Silva. “Os resultados do estudo contribuem para o conhecimento científico sobre a espécie e podem ser utilizados por outros centros de conservação”. 

A pesquisa tem contribuição dos egressos do Unileste Matheus Soares Maia Almeida Pinto, graduado em Ciências Biológicas, e Theury Reis Olegário, graduada em Medicina Veterinária; além da bióloga do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), Cláudia Diniz Pinto Coelho e da mestranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Lara Carvalho Alves de Sousa. 

 Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 

Brazilian Journal of Animal and Environmental Research (BJAER) é uma revista científica trimestral que publica artigos originais sobre pesquisas nas áreas de ciência animal e ambiental. A revista foi criada por professores brasileiros que perceberam a necessidade de um maior espaço para a divulgação de pesquisas nessas áreas. 

A BJAER é parceira da Faculdade de Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), da Faculdade ISEPE e da Associação Comercial de São José dos Pinhais (ACIAP). 

Confira o artigo na íntegra clicando aqui.

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

29 fevereiro 2024
Covid-19: Docente de Enfermagem e especialista em Epidemiologia adverte sobre a situação epidemiológica no Brasil
29 fevereiro 2024
Solenidades de Formatura movimentam campus do Unileste
29 fevereiro 2024
Professor do Unileste recebe Prêmio de Literatura Clarice Lispector