SICEX
Últimos dias para inscrição no 7º Prêmio Dom Lélis Lara e na 25ª SICEX
O Unileste recebe inscrições até este domingo (03) para o 7º Prêmio Dom Lélis Lara, que integra a programação da 25ª Semana de Iniciação Científica e 16ª Semana de Extensão (SICEX). Com o tema “IA e Humanização: caminhos para uma educação significativa e inclusiva”, o evento será realizado de 25 a 28 de novembro, encerrando-se com a entrega do prêmio no último dia, 28/11.
Além dos estudantes, podem se inscrever gratuitamente autores da comunidade que tenham pesquisas e/ou projetos que estejam de acordo com a temática da SICEX e que se enquadrem nas seguintes categorias: Educação e Cidadania, Saúde e Movimento e Meio Ambiente e Sustentabilidade, conforme diretrizes do prêmio.
A premiação
A honraria leva o nome em homenagem ao Bispo Emérito Dom Lélis Lara (1925-2016), que foi diretor do Instituto Católico de Minas Gerais (ICMG) — antiga mantenedora do Unileste — e é reconhecido por seu trabalho de desenvolvimento regional, especialmente na promoção da educação. Tem como objetivo valorizar a pesquisa científica e fomentar a integração entre educação e impacto social, celebrando as iniciativas acadêmicas que promovem reflexões e soluções para os desafios da atualidade.
Em 2023, o trabalho da estudante de Enfermagem Júlia Gandra, intitulado “Análise dos Fatores Associados à Internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Gestantes Acometidas com COVID-19 na Região do Vale do Aço-MG”, recebeu o primeiro lugar no prêmio na categoria Saúde e Movimento. De acordo com a graduanda, a experiência proporcionou um contato valioso com a pesquisa, permitindo o trabalho com dados, tabelas e informações em saúde. “Ter contato com a pesquisa tão cedo no curso me desafiou a explorar diferentes metodologias e a lidar com dados reais, o que expandiu muito minha visão sobre a área da saúde. Além de ser uma conquista importante, é muito satisfatório saber que nosso estudo pode ter um impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, explica Júlia.
Para a docente orientadora do projeto, Profa. Ma. Larissa Cardoso da Rocha, participar de movimentos de pesquisa ajuda os estudantes a desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe e apresentações em público, que são valiosas para a profissão. “A pesquisa pode salvar vidas, e é a partir dela que novas tecnologias, novos conhecimentos e novas ideias podem ser concebidos. Como professores, é nosso dever incentivar e orientar os graduandos em seus caminhos. E como profissionais de saúde, a busca por uma atuação baseada em evidências científicas pode aprimorar e auxiliar na oferta do melhor cuidado aos nossos pacientes”, ressalta.
25ª SICEX
A Semana de Iniciação Científica e Semana de Extensão (SICEX), maior evento acadêmico de caráter institucional do Unileste, chega à sua 25ª edição com um tema de extrema relevância e atualidade.
De acordo com o coordenador de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão do Unileste, Dr. Marcos Vinícius Rodrigues, a comemoração dos 25 anos da Semana de Iniciação Científica do Unileste reforça a importância do desenvolvimento dos estudantes por meio do ensino, pesquisa e extensão. “Ao longo desses anos, ficou evidente que a visão do Unileste transcende as diferentes metodologias de ensino. Ao participarmos ativamente das apresentações, palestras e atividades propostas, estamos contribuindo para o fortalecimento do ambiente acadêmico, estimulando o desenvolvimento de nossos estudantes e promovendo o intercâmbio de conhecimento”, ressalta.
Para outras informações, clique aqui e acesse a página da SICEX 2024.
Publicado por Juliana Gonçalves Passos