2023
nov
24
Geral

Unileste participa do 12º Congresso Virtual de Gestão, Educação e Promoção da Saúde 

No período de 21 a 24 de novembro, pesquisadoras do Unileste marcaram presença no 12º Congresso Virtual de Gestão, Educação e Promoção da Saúde, promovido por um conjunto de diversas instituições de ensino superior. O evento proporcionou um espaço dedicado à reflexão, compartilhamento, debates e construção do conhecimento, com destaque para o protagonismo dos pesquisadores na sociedade. 

O estudo científico intitulado “Promoção da saúde no trabalho: Reconhecimento dos riscos laborais e métodos para prevenção de acidentes em serviços elétricos” foi apresentado pela Prof. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, do curso de Engenharia Elétrica, em parceria com a estudante de Enfermagem, Isabela Batista Claussem. 

A professora ressalta que a motivação para a pesquisa deriva dos dados alarmantes identificados no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023, referente ao ano-base 2022, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). “Esse relatório apontou a ocorrência de 1.828 acidentes com energia elétrica, uma média de cinco por dia. Desse modo, acreditamos que discutir as tratativas aplicáveis para dar contenção a esses eventos e apresentar os principais procedimentos para emergências pode contribuir com a redução dos índices de morbidades e mortalidade detectados nesse cenário. Pondera-se que a divulgação vai ocorrer através da apresentação oral, porém, o trabalho escrito completo ficará disponível no site do evento contribuindo para a formação social”, comenta Marluce. 

Para a estudante Isabela, a pesquisa trouxe insights importantes sobre o cuidado da enfermagem relacionado à saúde do trabalhador. “Participar e apresentar nosso trabalho no Congresso de Saúde foi uma experiência incrível e enriquecedora. Poder compartilhar nossas descobertas e contribuir para a discussão na comunidade acadêmica é algo que valoriza ainda mais nossas pesquisas. Além disso, esse evento proporcionou uma oportunidade única de aprender com outras pesquisas e abordagens inovadoras no campo da saúde.”, explicou. 

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Prof. Mestre Luciano Bittencourt de Abreu, enfatiza a importância de estimular a iniciação científica e pesquisas interdisciplinares. “Considero que a divulgação dos achados científicos em congressos favorece a comunicação com uma perspectiva mais inclusiva, contribuindo de forma assertiva para qualificar a nossa vocação para informar a sociedade relacionada com um tema importante e atual como a prevenção de acidentes no setor elétrico”, ressalta. 

XII Congresso Virtual de Gestão, Educação e Promoção da Saúde 

O Congresso Virtual de Gestão, Educação e Promoção da Saúde utiliza a tecnologia de conferência online desde 2004, criando um espaço interativo e inclusivo para o compartilhamento de pesquisas. 

Com o objetivo de transformar a forma como as instituições de ensino superior compartilham conhecimento, o evento se destaca devido ao baixo custo, acessibilidade e simplicidade, tornando-se uma tradição no cenário nacional para a troca de ideias e práticas inovadoras nas áreas de gestão, educação e promoção da saúde. Para outras informações sobre o Congresso, acesse: convibra.org/congresso 

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

29 fevereiro 2024
Covid-19: Docente de Enfermagem e especialista em Epidemiologia adverte sobre a situação epidemiológica no Brasil
29 fevereiro 2024
Solenidades de Formatura movimentam campus do Unileste
29 fevereiro 2024
Professor do Unileste recebe Prêmio de Literatura Clarice Lispector