2023
nov
20
Geral

Unileste promove 18ª Semana da Consciência Negra: por uma educação antirracista

O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20), não se resume apenas a mais uma data comemorativa do calendário, mas representa um momento profundo de reflexão sobre a importância da diversidade, a valorização da história e cultura Afro-brasileira e a luta contínua contra o racismo. 

Com o objetivo de promover a conscientização e engajamento na construção de uma sociedade mais justa, na qual a cor da pele não seja um critério discriminatório, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) promove uma programação dedicada ao movimento negro, que ocorrerá de 22 a 29 de novembro. Intitulada “Semana de Mobilização da Consciência Negra e Direitos Humanos: por uma educação antirracista”, a iniciativa busca estimular reflexões e ações que contribuam para a promoção da igualdade e o combate ao racismo. 

Durante a semana de programação, o projeto institucional Clube do Livro realizará o debate sobre a obra “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, que aborda a história de mulheres e homens negros que sofreram e sofrem os mais diferentes tipos de violência e depreciação na sociedade. O evento será nos dois campi da Instituição, no dia 22 de novembro, na Biblioteca do campus Fabriciano, e no dia 23 de novembro, na Biblioteca do campus Ipatinga, ambos abertos ao publico, a partir das 18h30. 

No dia 27 de novembro, durante a abertura da 24ª Semana de Iniciação Científica e 15ª Semana de Extensão do Unileste, a comunidade acadêmica e demais inscritos no evento participarão de um momento especial de expressões culturais, incluindo declamação de poesias sobre temas raciais. Já no dia 29 de novembro, das 19h às 21h30, o Espaço Cinquentenário, no campus de Cel. Fabriciano, sediará o Seminário de Formação Geral: “Direitos Humanos e Mulher Negra: a importância do estudo para as lutas sociais e garantia de direitos”. O evento abordará questões cruciais relacionadas aos direitos humanos, destacando a importância do estudo para fortalecer as lutas sociais, especialmente no contexto da mulher negra. 

O mês de novembro é dedicado à reflexão sobre a igualdade racial, mas sua importância não deve restringir-se apenas aos eventos programados. A coordenadora de Pastoralidade do Unileste e uma das organizadoras das ações, Laísa Campos, ressalta: “Que neste dia 20 e ao longo de todos os dias, possamos unir esforços para promover o respeito e a igualdade. Dessa forma, almejamos contribuir para a formação de cidadãos conscientes e sensíveis às questões sociais, solidificando o compromisso da Instituição em ser um agente de transformação na busca por uma sociedade mais justa e plural.” 

Por que dia 20 de novembro?  

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, tem sua origem ligada à figura de Zumbi dos Palmares e à luta contra a escravidão e a discriminação racial. Zumbi dos Palmares foi um líder quilombola que resistiu à escravidão no Brasil durante o período colonial. O Quilombo dos Palmares, por ele liderado, tornou-se um símbolo de resistência e liberdade para os negros escravizados. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, em uma tentativa de invasão ao quilombo pelas forças coloniais. 

A data, instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, visa não apenas resgatar a memória histórica, mas também estimula a discussão sobre a necessidade de superar preconceitos, discriminações e construir uma sociedade mais justa e equitativa, onde a diversidade é valorizada e respeitada.  

Programação Semana da Consciência Negra  

Clube do livro – Olhos d’água
Data: 
22/11 – Biblioteca do campus Fabriciano; 
23/11 – Biblioteca do campus Ipatinga;
Horário: 18h30  

Momento cultural
Data: 27/11
Horário: 19h 
Local: campi Unileste 
Coronel Fabriciano (Av. Tancredo Neves, 3500, Bairro Universitário) 
Ipatinga (R. Bárbara Heliodora, nº 725, Bairro Bom Retiro

Seminário: Direitos Humanos e Mulher Negra: a importância do estudo para as lutas sociais e garantia de direitos
Data: 29/11
Horário: 19h às 21h30.
Local: Espaço Cinquentenário, no campus de Cel. Fabriciano

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

16 julho 2024
Unileste participa da 34ª Expo Usipa   
12 julho 2024
Unileste conquista medalha de ouro na primeira Olimpíada Brasileira de Administração   
12 julho 2024
Unileste sedia Seminário Legislativo sobre o Estatuto da Igualdade Racial