fev
Closeup of man using laptop in cafe grayscale
Enem

Veja como ingressar no ensino superior por meio da nota do Enem

Saiba o que fazer com a sua nota.

Muitos estudantes ficam com dúvidas sobre a melhor maneira de usar a sua nota para ingressar no ensino superior. Pensando nisso, o Unileste reuniu as principais formas de acesso à graduação por meio da nota do Enem.

Criado em 1998, para avaliar a qualidade da educação brasileira, o Exame acabou virando uma das principais portas de entrada nas instituições públicas e privadas. Isso porque, com a nota do Enem, o estudante pode optar por não prestar vestibular, bem como não viajar para outras cidades e estados para concorrer a uma vaga na graduação, pois a nota permite ao candidato se inscrever em processos seletivos em qualquer lugar do país, em instituições que usam o Enem como forma de ingresso.

Portanto, a nota pode ser usada para participar de iniciativas do Governo Federal de incentivo à graduação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de ser utilizado também para ingresso em instituições privadas, como acontece no Unileste, por meio da modalidade Aproveitamento da Nota do Enem.

Além de ser uma forma de ingresso no Centro Universitário, os candidatos que realizaram o Exame, entre as edições de 2017 a 2021, podem garantir bolsa de estudo de até 100% durante todo o curso.  Os percentuais do Desconto Enem variam de 40% a 100%, durante todo o curso, conforme a nota obtida no exame, e são válidos para todas as opções de graduação nas Escolas de Ciências Sociais e Aplicadas, Educação e Saúde, e Politécnica da Instituição. Confira mais informações na Política de Desconto

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) permite o ingresso do candidato em instituições de ensino superior privadas. Para se inscrever o estudante precisa acessar o site do programa (entre os dias 22 a 25 de fevereiro), escolher a instituição que deseja estudar, ter alcançado pelo menos 450 pontos na prova do ENEM – realizado no ano anterior- e não ter zerado a redação.

O programa consiste em bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%), destinadas para a primeira graduação de estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, cuja renda familiar “per capita” não supere três salários-mínimos. O Unileste oferta vagas pelo Programa para diferentes graduações na Instituição.

Fies

O Financiamento Estudantil (Fies) é para candidatos que desejam financiar a sua graduação. Para se inscrever o estudante precisa acessar o site do programa (entre os dias 8 e 11 de março), escolher a instituição que deseja estudar, ter alcançado pelo menos 450 pontos na prova do ENEM – realizado no ano anterior- e não ter zerado na redação. Para este Programa, o Unileste também oferta vagas para diferentes graduações na Instituição.

Sisu

Para instituições públicas, a nota do Enem é classificatória para o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Dentre os critérios para pleitear uma vaga, o candidato não pode zerar a redação.

Como conferir a nota do Enem

As notas poderão ser consultadas pela Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir do dia 11 de fevereiro. Os candidatos que esqueceram a senha de acesso, poderão solicitar a recuperação durante o login.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

27 março 2024
Do amor ao esporte à excelência profissional: a trajetória do egresso Robert Utsch
27 março 2024