abr

15ª Semana Integrada de Arquitetura do Unileste traz novidades

Curso de Arquitetura

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove, de 12 a 16 de abril, sua 15ª Semana Integrada. Aberto ao público, o evento busca convergir discussões sobre a prática do ensino da Arquitetura, mobilizando estudantes, professores e profissionais do Vale do Aço. As atividades, que incluem debates, oficinas, palestras, apresentações de trabalhos e exposições, serão realizadas no bloco E, campus de Coronel Fabriciano.

Nesta edição, a Semana traz como novidades um intercâmbio entre alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além da realização de um concurso surpresa que consistirá na elaboração de um projeto arquitetônico para um espaço físico do Centro Universitário.

De acordo com a coordenadora do curso, Danielly Borges Garcia, a Semana promove o desenvolvimento das habilidades argumentativa, propositiva e crítica dos estudantes, além de estimular o contato entre a academia e o mercado. “Nosso objetivo é constituir um espaço de mostra das atividades que vêm sendo desenvolvidas no curso de Arquitetura, com momentos de integração, troca de informações e expectativas entre os alunos”, relata.

Exposições e oficinas
Durante as manhãs e tardes, o evento será marcado pela apresentação de trabalhos de alunos do curso, que estarão expostos no corredor do bloco E para avaliação dos professores e apreciação do público. Segundo o professor Cássio de Lucena, responsável pela organização da Semana, “esta iniciativa visa compartilhar e exibir os processos dos trabalhos realizados nas disciplinas Estúdios”, revela.

No período da tarde, sempre de 14h às 17h, haverá a realização de diversas oficinas gratuitas, que estarão abertas para participação de alunos de outros cursos e da comunidade. Ao todo, serão ofertadas cerca de 15 oficinas variadas, que serão ministradas pelos próprios estudantes do curso. Entre elas estão: flores artesanais, hip hop, stencil, desenho a mão livre, fotografia, vídeo, grafite, jardinagem, cozinha experimental, entre outras. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser efetuadas no primeiro dia do evento.

Palestras
Os finais das manhãs, sempre a partir das 11h, estarão reservados a palestras, que serão ministras por profissionais convidados. Entre eles estão a designer Maíra Paiva, mestre em Engenharia de Materiais, e os arquitetos Laura Laje e Rodrigo Guerra, que atuam em escritórios de arquitetura no Vale do Aço.

Na visão do professor Cássio de Lucena, “o evento promete se consolidar como um espaço agradável de convívio e trocas, onde os envolvidos poderão expor e debater idéias, compartilhando ou confrontando diferentes olhares sobre a Arquitetura”, afirma.

Intercâmbio
Por meio de uma parceria de intercâmbio com a Ufes, cerca de dez alunos da universidade federal participarão da Semana Integrada. Na oportunidade, um grupo de estudantes do Unileste viajará à Ufes, com a proposta de conhecer os projetos e iniciativas promovidos pelo curso de Arquitetura daquela universidade.

“Esta iniciativa representa um espaço de troca de informações, em que os cada grupo de estudantes poderá ter contato com as experiências e projetos realizados em cada uma das universidades”, comenta Cássio.

Concurso
Como forma de estimular as produções dos alunos, um dos grandes atrativos da Semana Integrada será o concurso surpresa, em que os estudantes deverão desenvolver um projeto arquitetônico para um espaço físico do Unileste. Os detalhes sobre a disputa somente serão revelados no ato de abertura dos envelopes que serão entregues aos candidatos. “Além de receber uma premiação, o melhor projeto apresentado será aplicado ao espaço e executado pela própria equipe de estudantes que o propôs”, finaliza Cássio.

Confira a programação do evento

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade