2023
nov
22
Notícias

24ª Semana de Iniciação Científica e a de Extensão do Unileste

Inicia nesta segunda-feira (27), a 24ª Semana de Iniciação Científica e a 15ª Semana de Extensão (Sicex), no Unileste. O evento, que será realizado nos campi Unileste (Ipatinga e Cel. Fabriciano), é de acesso gratuito e aberto à comunidade.

Em 2023, a Sicex adota como referência a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um plano de ação abrangente para as pessoas, o planeta e a paz universal, a ser adotado por todos os países específicos. Nesta edição, o tema “Cidades Sustentáveis: saúde, ambiente e sociedade” reflete esse compromisso. Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), três eixos de trabalho foram selecionados para aprofundamento durante o SICEX: Saúde e Bem-Estar; Consumo e Produção Responsável; e Redução das Desigualdades.

Além de palestras, a Sicex oferecerá mesas-redondas, workshops, minicursos, debates, apresentações de trabalhos de conclusão de curso (TCC), científicos, projetos integradores, projetos de extensão, atividades específicas dos cursos da instituição e divulgação de temas relevantes para o processo contínuo de construção e transformação social.

O Dr. Marcos Vinícius Rodrigues, coordenador de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão do Unileste, destaca a importância do evento. “Ao participarmos ativamente das apresentações, palestras e atividades propostas, estamos contribuindo para o fortalecimento do ambiente acadêmico, estimulando o desenvolvimento de nossos estudantes e promovendo a pesquisa e a inovação em nossa instituição. O Unileste, sempre se destacou pelo comprometimento com a pesquisa, iniciação científica e a extensão, pois são pilares fundamentais para o desenvolvimento acadêmico, profissional de nossos estudantes e reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento da sociedade. A realização dessas semanas tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento, a troca de experiências e a divulgação dos resultados de trabalhos de alta relevância científica.”, pontua.

Clique aqui e acesse a programação completa.

Prêmio Dom Lélis Lara

Agregada à programação da Sicex, a Instituição também realiza a quarta edição do Prêmio Dom Lélis Lara, concedido ao melhor trabalho de apresentação oral relacionado ao tema da Semana. O prêmio possui três categorias: Educação e Cidadania; Saúde e Movimento; e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O nome do prêmio é uma homenagem póstuma ao bispo emérito da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), Dom Lélis Lara, que teve papel e contribuição significativa nas ações com foco no desenvolvimento do Vale do Aço e do Unileste.

A Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Unileste será realizada até quinta-feira (30). Para participar, clique aqui e acesse a programação.

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema