2009
set
01

Alunos do Colégio Adventista visitam mostras de Mineralogia e Petrologia do Museu Padre De Man

Museu

Na manhã desta quarta-feira (2/9), o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) recebe a visita de 39 alunos do Colégio Adventista, de Ipatinga. Os estudantes participarão de uma excursão guiada às mostras de Mineralogia e Petrologia do Museu Padre Joseph Cornelius Marie De Man, e serão presenteados com a cartilha ‘Berilo: os minerais na nossa vida’, produzida com apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (FGPA), e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig), por meio do Programa de Popularização da Ciência.

“Os museus não podem ser concebidos como lugar de coisas velhas, como manda o senso comum, mas sim como espaços destinados ao conhecimento, mantendo constante aproximação com a comunidade”, afirma o professor Renato Lacerda, pesquisador do Museu Padre De Man. Fruto de uma proposta multidisciplinar, desenvolvida por professores dos cursos de História, Computação – Sistemas de Informação e Geografia, a cartilha foi elaborada em conjunto com um software educativo na mesma temática, com o objetivo de facilitar o estudo dos minerais entre alunos dos 9 aos 12 anos. Além das salas de Mineralogia e Petrologia, os estudantes terão acesso ao acervo de fotografias e objetos referentes ao processo de fundação e desenvolvimento do Centro Universitário.

“A história institucional do Unileste guarda muito da história social das populações do Vale do Aço. Parte considerável da qualificação profissional da região passou e passa por aqui, e o Museu Padre De Man facilita a socialização desta memória com o público”, completa o pesquisador. Estudantes e escolas interessadas em conferir as mostras disponíveis no Museu Padre De Man poderão agendar horários na Assessoria de Eventos do Unileste, pelo telefone (31) 3846-5531 ou pelo e-mail eventos@unileste.edu.br.

Histórico
Situado em um espaço tombado pelo patrimônio histórico da cidade de Coronel Fabriciano, o prédio do Museu Padre De Man foi construído no início da década de 1970, com projeto arquitetônico inovador para a época, em forma de circunferência.

A personalidade que dá nome ao museu, Padre Joseph Cornelius Marie De Man, nasceu em 1927, em Woerden, na Holanda. Sacerdote da Congregação Padres do Trabalho, fundou a primeira instituição de ensino superior do Vale do Aço, a Universidade do Trabalho (hoje Unileste-MG), favorecendo a profissionalização da classe operária. Em reconhecimento a seus serviços pela sociedade, recebeu o título de Cidadão Honorário das cidades de Coronel Fabriciano e Conselheiro Lafaiete, além da Medalha da Inconfidência, mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade 
17 maio 2024
Conexão Educacional: Unileste inaugura Centro de Relacionamento em Ipatinga
13 maio 2024
Exposição de Cordéis: linguagem acessível do Direito