maio

Docente de Engenharia Química apresenta dissertação de mestrado

No dia 12 de maio, a professora do curso de Engenharia Química do Unileste, Jaqueline Lacerda da Silva, apresentou sua dissertação de mestrado de forma virtual. A pesquisa intitulada Influência da temperatura no processo eletroquímico de coloração por corrente pulsada nos aços inoxidáveis ABNT 304 e ABNT 430, faz parte do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“O papel de um professor é promover a ciência, e para isso precisamos desenvolver constantemente novas habilidades e competências, estimulando nossos estudantes no desenvolvimento e disseminação de novas tecnologias.  A formação continuada, além do grande conhecimento adquirido, contribuiu para o desenvolvimento de um maior senso crítico científico”, avalia a docente.

A pesquisa

Segundo a pesquisadora, foi realizado um processo eletroquímico de coloração através da aplicação de pulsos de corrente em uma solução altamente oxidante. “Nessas condições, ocorre a formação de um nanofilme transparente composto de óxidos, que produz uma coloração na superfície desses materiais devido à interferência da luz refletida, sendo possível uma ampla variedade de cores, conforme a espessura do filme, incluindo o marrom, azul, dourado, púrpura e verde”, afirma Jaqueline. Essas tonalidades alcançadas conferem aspecto e propriedades diferenciadas ao aço inoxidável.

Foi avaliada a influência da temperatura na velocidade do processo de coloração, utilizando substratos de aços inoxidáveis ferrítico e austenítico, analisando propriedades como morfologia, molhabilidade, nanorugosidade, nanodureza, resistência à corrosão, entre outras, dos nanofilmes formados nas diferentes temperaturas.

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

16 julho 2024
Unileste participa da 34ª Expo Usipa
12 julho 2024