set
Notícias

Estudantes da Mecânica apresentam pesquisa em congresso internacional da SAE Brasil

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica apresentam pesquisa em congresso internacional da SAE Brasil: 29° Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade. O evento será realizado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2021, em São Paulo-SP. O congresso, que ocorreria no mês de setembro deste ano foi transferido para o próximo ano devido à pandemia da Covid-19.

O artigo científico, intitulado “Dimensionamento Geométrico de um diferencial mecânico destinado à mobilidade elétrica”, é desenvolvido pelos universitários Vinicius Augusto de Abreu Batista e Danilo Henrique Martins Silva, com orientação do professor David Jonhson Barcelos.

De acordo com o estudante Vinicius Batista, o artigo é fruto de um projeto de Iniciação Científica desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, e se tornou também tema do Trabalho de Conclusão de Curso dos universitários.

“O desenvolvimento do artigo foi de extrema importância em nossos trabalhos como graduandos, possibilitando a utilização direta de ferramentas de engenharia, softwares de análise e modelagem, aplicação de normas regulamentadores e bibliografias pertinentes. A aprovação em um congresso da SAE mostra que a excelência está ao alcance dos alunos do Unileste”, aponta o graduando.

Pesquisa

O trabalho consiste no desenvolvimento de componentes e tecnologias que contribuem para o aumento do desempenho e viabilidade de veículos elétricos, fomentando a inclusão desses veículos no mercado e no cenário urbano. Nesse sentido, foi elaborado o projeto Micron, destinado ao aumento da performance e conforto de veículos desse tipo, como o diferencial mecânico.

Assim, os pesquisadores focaram na distribuição dos torques nas rodas e diferenciação nas rotações dos pneus, contribuindo para o ganho de estabilidade nas curvas e para sair de situações de atolamentos, por exemplo.

Além disso, o trabalho busca conciliar o desempenho do veículo elétrico à otimização do consumo do banco de baterias, garantindo integridade, durabilidade e segurança do automóvel. Toda a pesquisa foi desenvolvida utilizando normas de segurança para a fabricação e desempenho de veículos dessa natureza.

Confira aqui a lista dos artigos aprovados no Congresso SAE Brasil 2020.

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024