mar
Engenharia Elétrica

Cursos de Engenharia promovem atividades de Segurança e Saúde no Trabalho

Os estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica do Unileste participaram, nos dias 24 e 26 de fevereiro, de uma atividade de formação em Segurança e Saúde Ocupacional, com foco nos benefícios da ginástica laboral para o trabalhador.

As atividades aconteceram durante as aulas da disciplina de Segurança, Ergonomia e Meio Ambiente, com a colaboração da egressa do curso de Educação Física, Glenda Cristina de Aquino, e contemplaram os conceitos inerentes às fases preparatória, compensatória e de relaxamento, favorecendo o diálogo em relação à efetiva contribuição da ginástica no meio laboral, possibilitando aos estudantes uma oportunidade para contribuir com suas ideias e explorar conhecimentos.

Segundo a professora dos cursos de engenharia Marluce Teixeira Andrade Queiroz, no mercado de trabalho, os colaboradores envolvidos em programas de ginástica laboral alcançam diversos benefícios para a saúde, reduzindo os índices de acidente de trabalho e absenteísmo. “Sabemos que a ginástica laboral não substitui o exercício físico regular, entretanto é um auxílio importante na prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), favorecendo a postura do trabalhador durante a jornada, corrigindo condições, hábitos e atitudes que possam provocar danos à saúde”, afirma Marluce.

Para o professor Luciano Bittencourt de Abreu, coordenador do curso de Engenharia Elétrica,  fomentar a importância dessa prática no âmbito educacional favorece o desempenho dos futuros profissionais no mercado de trabalho. “Trazendo a cultura da ginástica laboral como parte importante no ensino acadêmico dos referidos cursos, permitimos experimentações muito relevantes para estimular os graduandos e contribuir para o desenvolvimento de habilidades de observação, reflexão, ação e criação no contexto dinâmico de ensino e aprendizagem. As habilidades citadas são instrumentos que vão favorecer o desempenho profissional do egresso”, destaca o coordenador.

Publicado por Brenda Duarte

30 abril 2024