2021
dez
21
Notícias

Universitários criam sites para debater compartilhamento digital

Estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Administração do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), que cursam a disciplina “Projeto em Cibercultura”, ministrada pelo professor Me. William Trevizani, criaram sites para debater o compartilhamento digital atualmente.

A iniciativa surgiu após o estudo do livro “Você é o que você compartilha”, de Gil Giardelli, especialista em cultura digital, indicado pelo professor para que os estudantes pudessem compreender como é feito o compartilhamento de informações na internet e o que leva os internautas a fazê-lo.

Os discentes trabalharam por quase dois meses na resolução de questões levantadas pelo docente, como: “qual a necessidade que as pessoas têm de compartilhar no mundo digital?”, “quais as formas que elas usam para isto”, “e como podemos fazer um bom uso deste compartilhamento?”.

Segundo o professor Trevizani as questões desafiadoras foram lançadas “para que percebessem melhor o mundo digital como uma oportunidade de mostrar grandes projetos e estimular pessoas a terem novos comportamentos frente às ferramentas tecnológicas”. O docente ainda acrescenta que a resolução das questões resultou na construção de sites baseados em cinco capítulos do livro de Giardelli: “Webempreendedorismo”; “Ensine menos e aprenda mais”; “Sociedade em rede e ativismo digital”; “Social Good”; e por fim, “Desconexão”.

Para os alunos, a experiência de ler o livro e entrar no mundo do ciberespaço para melhor conhecer o tema foi bastante estimulante e positivo. Confira:

Para Luana Soares do curso de Publicidade e Propaganda sua minha maior contribuição foi poder solucionar com criatividade os desafios da disciplina. “Fazer esse trabalho com alunos de três cursos diferentes foi muito enriquecedor. E acabamos por entregar mais do que tínhamos planejado, uma vez que conseguimos até uma entrevista com o autor do livro”, acrescenta Luana.

A interdisciplinaridade da disciplina também chamou a atenção da estudante do curso de Administração, Isadora Kelly Souza Lima. Segundo ela falar sobre como o Social Good – boas ações realizadas em prol da sociedade –, impacta na Educação foi de muito aprendizado para ela e o seu grupo de trabalho.

Quem também destaca o trabalho em equipe é Vinícius Vidal Rosa do curso de Jornalismo. Para ele, a interação do grupo foi um diferencial na produção do Desconexão, que aborda inúmeras possibilidades de “desintoxicação digital”. “Acredito que todos se saíram muito bem nas propostas, cada um produzindo materiais diversos sobre o tema Desconexão. Todos estão de parabéns!”, conta.

Já Lauriete Martins Silva (Publicidade e Propaganda), evidencia o momento que tiveram com o escritor Gil Giardelli. “Poder entrevistar uma pessoa que faz um trabalho incrível, especialista no assunto, foi muito satisfatório. Nos deu ainda mais motivação para desenvolver o nosso trabalho no site Webempreendedorismo: que apresenta empreendimentos feitos na internet para o desenvolvimento econômico e servem como exemplos inspiradores para novos empreendedores)”, ressalta Lauriete.

Juliana Gonçalves Passos, também estudante de Jornalismo, adorou participar das atividades da disciplina na criação do site Social Gold. “Eu me empolguei um pouco, mas valeu muito a pena! Tivemos alguns imprevistos, as ideias foram sendo moldadas com o passar do tempo, mas no final o aprendizado valeu demais! A proposta mais “livre” para o site também ajudou a aflorar as nossas ideias, e fazer com que a confecção do trabalho fosse mais leve”.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema