Egressos
Egressos de Administração e Ciências Contábeis do Unileste comemoram 30 anos de formatura
Abraços afetuosos, recordações e nostalgia marcaram o reencontro dos egressos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), realizado no último sábado, no Centro de Esporte e Lazer da Univale – Unicel. O encontro celebrou 30 anos da formatura da turma e serviu para matar a saudade e relembrar bons momentos da graduação e de suas vidas profissionais.
A iniciativa da comemoração surgiu em março deste ano, após um encontro entre a egressa Fabiana Lopes de Lima Nunes e dois colegas de turma. “Na ocasião, pensamos que seria uma boa oportunidade de festejar essa importante conquista para nós, e o encontro foi maravilhoso! Resgatamos histórias da sala de aula, dos professores, do crescimento das nossas profissões, bem como o Unileste nos preparou para enfrentar o mercado e suas mudanças. Sou grata pelo momento que tivemos e pala minha colega Rosemary Bragança que ajudou na organização do encontro”, contou Fabiana, que também já atuou como docente dos cursos na Instituição.
Estiveram presentes no encontro, além dos ex-alunos, o pró-reitor acadêmico, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Me. Robésio Teixeira, e professores dos graduados de 1992. O docente Me. Jens Erik Hansen, que ainda ministra aulas nas graduações, lembrou com carinho da união e da competência do grupo. “Foi uma festa muito emocionante, reencontrei meus ex-alunos, agora formados, profissionais de muito sucesso”, destacou.
Turma reunida em 1992.
Ao reencontrar os amigos, a egressa Denise Ribeiro Tuler, secretária de ensino superior do Unileste, destacou que o momento também foi de agradecimento aos familiares e ao Centro Universitário. “Foi muito satisfatório recordar por meio de vídeos e fotos momentos da vida universitária. Compartilhamos histórias pessoais, profissionais e percebemos que os laços que criamos há 30 anos não se perderam com o tempo. Constatamos, também, que o Unileste nos tornou profissionais respeitados por onde passamos”, pontuou Denise.
Curiosidade
Esteve presente no encontro a docente homenageada pelo Unileste, em 2019, Ademir de Castro. O nome da professora foi dado a uma das salas do Espaço Cinquentenário, localizado no campus Coronel Fabriciano, em homenagem à sua contribuição com o desenvolvimento do Centro Universitário. Ademir ingressou na Instituição como colaboradora, em 1977, e foi docente de vários cursos até o ano de 2007.
Momento marcante
Um dos momentos mais especiais do encontro foi a declamação de um poema de autoria do ex-aluno José Cláudio Madureira Lage. O egresso sintetizou em palavras a emoção de recordar junto aos colegas um período muito importante em suas vidas. Confira o poema:
Trinta anos se passaram como um cometa.
A formatura foi para nós o acesso à gaveta.
Festa planejada, discurso ensaiado, encontros amiúde.
Olhares brilhantes típicos da juventude.
Trinta verões de estrada que trilhamos.
Cada um seguiu seu destino convenhamos.
Experiências mil enfrentamos.
E juntos de novo aqui, celebrando nos achamos.
Trinta primaveras engolidas pelo tempo.
Sonhar com um futuro melhor era o nosso alento.
Namoramos, casamos, juntamos, ficamos, trabalhamos.
Hoje contando histórias aqui nós estamos.
Trinta outonos amadurecendo como vinho na adega.
Para crescer aqui viemos, só entende quem enxerga.
Profissionalmente e humanamente crescendo e se modificando.
Melhores a cada dia seguimos nos transformando.
Trinta invernos de dores garanto que todos sentiram a ponto de perder a calma.
Dor de uma partida, de um sonho desfeito de doença no corpo e na alma.
Todo esse tempo sem problemas é piada.
Não há quem na maciota enfrente essa jornada.
Trinta anos longe deles, os professores.
Missionários da educação, recebam nossas flores.
Formaram nossa base, nosso alicerce.
Quando ensinam com amor , o aluno jamais esquece.
Trinta voltas em torno do ardente sol.
Publicado por Érica da Costa Soares Rocha