Egressos

Cria do Unileste, Joana Teles é voz e rosto marcantes do jornalismo regional

Joana Teles, egressa do curso de Jornalismo, é reconhecida como um rosto familiar na região. A profissional consolidou sua presença como apresentadora do telejornal de maior audiência do Vale do Aço por muitos anos, conquistando o público com seu profissionalismo e carisma.

Desde cedo, demonstrava uma paixão natural pela leitura e pela escrita. Essa afinidade a impulsionou a seguir a carreira de Jornalista, onde encontrou um caminho profissional que lhe permitia combinar seus talentos e interesses. “Claro que minha graduação não foi isenta de desafios. Conciliar os estudos com um estágio exigiu disciplina e resiliência, especialmente porque comecei o estágio já no segundo ano da faculdade”, pontua Joana. No entanto, essa experiência intensa contribuiu significativamente, proporcionando-lhe valiosas habilidades e preparando-a para os desafios que encontraria no mercado de trabalho.

Ao longo da graduação, Joana identificou suas áreas de maior interesse dentro da profissão. Apesar de ter iniciado seus estudos com inclinação ao jornalismo impresso, foi nas disciplinas de televisão e rádio que ela encontrou sua verdadeira vocação: o telejornalismo. “As experiências em laboratórios e aulas práticas despertaram um fascínio que me rendeu uma carreira de quinze anos nesse segmento”, comenta a egressa com entusiasmo.

Após concluir sua graduação, Teles chamou atenção de empresas afiliadas de grandes redes de televisão. Apesar de não ter realizado uma especialização formal, sua dedicação e busca por aperfeiçoamento foram pilares fundamentais em sua trajetória profissional ascendente. No que tange à dinâmica do mercado de trabalho para jornalistas, Joana salienta a expansão das mídias digitais como um vetor de oportunidades promissoras. Ressalta, ainda, a “perenidade da demanda por profissionais dotados de credibilidade”, evidenciando que a busca por notícias confiáveis se mantém inalterada ao longo do tempo.

Sobre as habilidades essenciais para o sucesso profissional, Joana destaca a relevância da escuta ativa, da comunicação eficaz, da busca incessante por conhecimento e da construção de uma rede de contatos sólida. “Acredito que capacidade de ouvir atentamente e compreender as necessidades e perspectivas dos outros é fundamental para estabelecer relacionamentos sólidos e colaborar de forma eficaz. A comunicação clara, concisa e convincente permite transmitir ideias, informações e notícias com credibilidade e impacto”, afirma.

Em conclusão, o conselho de Joana Teles para os estudantes de comunicação é: “Sigam suas paixões, acreditem no potencial de vocês e persistam na busca por seus objetivos. Através de dedicação, estudo e comunicação eficaz, desbravamos os caminhos e podemos alcançar nossos sonhos na área da comunicação”.

Publicado por Brenda Duarte

25 abril 2024