2023
dez
20
Pesquisa

Pesquisa do Unileste integra a nova edição do periódico científico INOVAE

Na mais recente edição do periódico INOVAE – Journal of Engineering, Architecture and Technology Innovation, um artigo assinado pela Prof. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz e pela egressa do curso de Ciências Biológicas, Estefane Vieira Dias, destaca a análise da qualidade da água no rio Piracicaba, no estado de Minas Gerais.  

A pesquisa, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), utiliza parâmetros físico-químicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e emprega métodos estatísticos em treze pontos de coleta, abrangendo desde Catas Altas até a divisa de Ipatinga e Timóteo, onde o rio Piracicaba se encontra com o rio Doce. 

De acordo com as pesquisadoras, os estudos exploratórios revelaram a deterioração da qualidade da água, associada às condições de uso e ocupação do solo. O despejo de esgoto in natura, predominantemente proveniente de residências, aliado à ausência de mata ciliar em várias áreas da região estudada, emergiu como fator agravante. “Embora o índice geral de qualidade da água no rio Piracicaba tenha sido considerado regular, resultados insatisfatórios foram identificados, especialmente durante a estação chuvosa e em áreas rurais. A utilização predominante de fossas sépticas em muitos locais aumenta a pressão antrópica no recurso hídrico, podendo contaminar também a água subterrânea.”, explica, Marluce. 

A coautora Estefane Dias, salienta a preocupação com a carga de coliformes fecais, indicando a possibilidade de microrganismos patogênicos presentes na água, com potencial para transmitir doenças de veiculação hídrica. “Sabemos que a detecção de valores elevados dessa variável biológica sugere a possibilidade da existência de microrganismos patogênicos que são responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica (ex: disenteria bacilar, febre tifóide, cólera, etc.), desse modo, podendo trazer repercussões negativas para a saúde pública. Além disso, o gado bovino que faz uso da água natural, pode não apresentar sinais cíclicos, mas o crescimento, a lactação e a reprodução podem ser afetados, causando perdas econômicas para o produtor e a sociedade em geral”, reforça. 

O Prof. Dr. Leonardo Ramos Paes de Lima, coordenador do curso de Engenharia Química, enfatiza que a divulgação de pesquisas colaborativas entre docentes e graduandos evidencia o compromisso do Unileste com a formação de profissionais essenciais para a sociedade. “Durante a graduação, todas as atividades, curriculares ou não, são voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornando-se instrumentos essenciais e rotineiros que são utilizados na formação dos nossos estudantes, desse modo, alcançamos produções bibliográficas que representam devolutivas importantes para a sociedade, tal como, essa”, ressalta. 

Clique aqui e acesse a pesquisa na íntegra.  

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

13 maio 2024
Exposição de Cordéis: linguagem acessível do Direito
13 maio 2024
Unileste recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima 
10 maio 2024
Memória viva: Semana Nacional de Museus no Unileste celebra Padre De Man