2025
abr
09
Medicina Veterinária

Estudantes desenvolvem projeto de combate à dengue

Com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, estudantes do curso de Medicina Veterinária do Unileste estão levando informação e conscientização às comunidades de Ipatinga. A iniciativa “Saúde Única na Prevenção da Dengue” reúne educação, ciência e mobilização comunitária, em parceria com o Instituto Interagir de Ações Socioambientais. 

A ação tem como base um estudo epidemiológico realizado em 2023 pelos próprios estudantes, que foi apresentado em um congresso científico e teve repercussão nacional. A partir desses dados, o grupo decidiu avançar com ações práticas nas comunidades mais impactadas pela doença. 

Coordenado pela docente Dra. Michelle Carvalho Maia e com coorientação da Ma. Alice Arantes Carneiro, o projeto tem como protagonistas as graduandas Ketlyn Beatriz Santos Coutinho Coelho e Susana Keren Damasceno Mota. As estudantes participam ativamente de todas as etapas, do planejamento à execução das atividades em campo. “Nosso objetivo é transformar o conhecimento acadêmico em impacto social. As estudantes estão vivenciando na prática o papel do médico veterinário na promoção da saúde coletiva e na vigilância epidemiológica”, explica a docente Michelle. 

As ações são baseadas no conceito de Saúde Única, que reconhece a conexão entre a saúde humana, animal e ambiental. O projeto envolve a realização de oficinas, palestras, campanhas digitais, produção de materiais didáticos e visitas técnicas às regiões mais críticas da cidade. “Levar informação de forma acessível para as pessoas e ver que elas realmente se envolvem é muito gratificante. A gente percebe que o aprendizado em sala de aula pode, de fato, fazer a diferença fora dela”, afirma a estudante Ketlyn Beatriz. 

Com duração inicial de 12 meses, a iniciativa já começou o mapeamento das áreas mais afetadas. A proposta vai além do combate ao mosquito: busca formar cidadãos mais conscientes e preparados para agir em prol da saúde pública. “A prevenção da dengue depende da participação de todos. O projeto propõe exatamente isso: unir ciência, educação e responsabilidade social para um resultado coletivo”, reforça a estudante Ketlyn Beatriz. 

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de Pesar
11 abril 2025
Egressa do Unileste é aprovada no ENARE 
09 abril 2025
Estudante de Psicologia apresenta pesquisa em simpósio estadual