out
MEC

Med. Veterinária do Unileste é nota 4 em excelência pelo MEC

O curso de Medicina Veterinária do Unileste recebeu nota 4 em excelência, numa escala de 1 a 5, em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em outubro de 2023. A nota é um reconhecimento da capacidade da instituição em formar profissionais qualificados na área, alinhados às tendências do mercado e preparados para os desafios do mundo da Medicina Veterinária.

A avaliação foi baseada em três critérios fundamentais que baseiam a educação superior de qualidade: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A Comissão Avaliadora do MEC visitou de forma remota instalações da Instituição, conversou com a Reitoria, e coordenação do curso, com estudantes e outros setores, e também conferiu aspectos como suporte aos estudantes, acessibilidade, análise de documentos e avaliação qualitativa dos docentes, considerando titulações e publicações. “Sermos avaliados em 4 (de 5) foi possível graças ao empenho institucional e docente de promover o aprimoramento contínuo no curso de Medicina Veterinária e em todos os cursos”, afirma o coordenador do curso, Dr. Renato Travassos Beltrame.

Para o Reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, o reconhecimento é uma garantia do comprometimento e dedicação do Centro Universitário em proporcionar uma formação integral, sólida e atualizada. “Receber essa avaliação positiva do MEC é um testemunho claro do nosso esforço coletivo em oferecer uma educação de qualidade, focada no desenvolvimento de profissionais altamente capacitados”, ressalta.

O curso

A graduação em Medicina Veterinária do Unileste formou, em 2022, a primeira turma de médicos veterinários da Região Metropolitana do Vale do Aço. O curso foi implantado em 2018 e promove uma formação generalista e humanista, preparando os profissionais para atuar na saúde animal, compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, visando a sustentabilidade econômica, socioambiental e o bem-estar animal. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a prática clínica e cirúrgica por meio de serviços especializados fornecidos à comunidade carente da região. A infraestrutura acadêmica conta com Clínica Veterinária, Fazenda-Escola, Clínica de Animais Silvestres e laboratórios modernos.

Publicado por Brenda Duarte

30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023
26 abril 2024