out

ABMES concede ao Unileste selo ‘Instituição Socialmente Responsável’

Exercício Físico

O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) acaba de receber mais um presente pelos seus 40 anos de atuação no Vale do Aço. Desta vez, o reconhecimento veio da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que concedeu ao Centro Universitário o selo ‘Instituição Socialmente Responsável’, em alusão ao trabalho desenvolvido por meio de projetos de extensão e ação comunitária.

De acordo com Sonaly Torres Gabriel, coordenadora de Extensão do Unileste, atualmente, cerca de 70 projetos de ação comunitária estão em funcionamento no Centro Universitário, envolvendo mais de 60 mil pessoas por ano em atividades de esporte, cultura e lazer, além de práticas de saúde e desenvolvimento humano. “Nossa atuação junto à comunidade reflete a integração buscada pelo Unileste no que se refere ao processo de desenvolvimento social da região. Assim, conseguimos beneficiar a população com serviços gratuitos, ou de baixo custo, ao mesmo tempo em que oportunizamos aos nossos alunos a prática profissional exigida pelo mercado”, afirma.

Para o reitor, Genésio Zeferino, o selo simboliza a riqueza das relações sociais e culturais empreendidas pela Instituição. “Não nos preocupamos apenas com a qualificação profissional de nossos alunos, mas também com o contato que eles manterão com a realidade da população que os cerca. E o recebimento do selo aponta que esse contato tem sido benéfico e rico para todos os envolvidos”, destaca.

Campanha nacional
Além da atuação cotidiana por meio dos projetos de extensão, o Unileste tem reforçado seu contato com a comunidade por meio do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, organizado e incentivado anualmente, em campanha nacional, pela ABMES.

Na última edição do evento, promovida pelo Centro Universitário no mês de setembro, cerca de 2 mil pessoas compareceram ao campus de Coronel Fabriciano, onde puderam usufruir de espaços de lazer, orientações sobre alimentação, higiene e práticas de saúde, e contaram com serviço de confecção de carteiras de identidade, dicas de educação no trânsito, orçamento familiar e preservação ambiental, entre outros.

O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, comemorado pela primeira vez em 29 de outubro de 2005, foi precedido por seminários de sensibilização e por publicações da ABMES sobre o tema responsabilidade/compromisso social das Instituições de Ensino Superior (IES).

A quarta edição da campanha, realizada em setembro de 2008, consolidou o evento em 25 estados do país e no Distrito Federal. Ao todo, segundo dados da ABMES, 620 instituições aderiram, realizando mais de 4 mil atividades, com o envolvimento de cerca de 14 mil professores e 120 mil alunos. Estima-se que mais de 600 mil atendimentos tenham sido realizados.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade