Aluna de Psicologia aposta em recurso lúdico para sensibilizar crianças contra a tuberculose

Desenho A ação educativa trabalha com a história dos super-heróis Med e Red contra a malvada Tubércula

_x000D_

Brincando com o universo fantástico dos super-heróis, a aluna Ivete Maia Lopes Sinoti, do 9º período do curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), desenvolveu um trabalho educativo de saúde que tem despertado o interesse das crianças. Por meio da divertida história Med e Red contra a malvada Tubércula, a estudante sensibiliza crianças de escolas da região para prevenção contra a tuberculose.

_x000D_

O projeto surgiu da análise de um diagnóstico feito pelo Centro de Especialidades e Programas de Saúde (CEPS) da Prefeitura de Coronel Fabriciano e que apontou a suspeita de foco de tuberculose em um grupo de moradores do Bairro Caladão. “A pesquisa indicou que grande parcela das pessoas afetadas pela doença era de crianças. Daí surgiu a proposta de usar o recurso lúdico para mobilizar o público infantil”, explica a aluna Ivete Sinoti.

Sensibilização nas escolas
Após criar a história, Ivete Sinoti levou o trabalho à Escola Municipal Otávio Cupertino, localizada no Bairro Caladão. “Na primeira etapa, a atividade atingiu cerca de 250 crianças, com idade entre quatro e dez anos. Agora, nossa pretensão é ampliar o projeto aos demais estudantes da escola”, almeja a graduanda, que desenvolve a ação educativa por meio da disciplina Estágio em Psicologia, que tem supervisão da professora Patrícia Guedes.

_x000D_

A proposta da aluna vai ainda mais longe. “Temos o objetivo de levar este trabalho a outras escolas e espaços que tenham interesse em trabalhar a prevenção da tuberculose. Também pretendemos disponibilizar o material ao público, por se tratar de uma questão de saúde pública. A ideia é criar uma cartilha para distribuição, proposta que estamos estudando com carinho”, adianta Ivete Sinoti. Interessados em conhecer melhor este trabalho devem fazer contato com o CEPS pelos telefones (31) 3846-3536, (31) 3846-7027 ou pelo e-mail gleicemoreira@gmail.com.

História
Ivete explica que sua história narra a aventura dos personagens super Red e fantástica Med, que juntos ao general Glóbu, capitão Los e a tenente Branca formam o Esquadrão da Vida. O desafio desta liga é salvar o pulmão do ataque da vilã Tubércula. “Com enredo simples, a história ilustra desde a contaminação até a reação do sistema imunológico e dos medicamentos no combate à tuberculose”, conta a estudante.

_x000D_

Além da história, durante a ação educativa as crianças também aprendem a cantar uma paródia alusiva ao tema em questão, recebem pulseiras dos super-heróis Med e Red e ainda participam de uma atividade pedagógica. “Através de um trabalho simples, as crianças aprendem a se prevenir contra a doença e ainda multiplicam a prevenção entre os seus familiares e amigos”, finaliza Ivete Sinoti.

Tuberculose
Segundo dados do Portal da Saúde (www.portal.saude.gov.br), a Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch) que afeta principalmente os pulmões. A transmissão é direta, sendo que o doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e que podem ser aspiradas por outro indivíduo. Somente 5% a 10% dos infectados pela bactéria adquirem a doença.

_x000D_

Os sintomas mais frequentes da tuberculose são tosse seca ou com secreção, cansaço excessivo, febre baixa, sudorese noturna, falta de apetite, palidez; emagrecimento acentuado, rouquidão e fraqueza. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração, eliminação de sangue e colapso do pulmão. O tratamento consiste no uso de antibióticos durante um período mínimo de seis meses, sem interrupção. Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até quatro anos com a vacina BCG. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade