Alunos apresentam artigos em congressos nacionais e internacionais de engenharia

Cada vez mais, as contribuições das pesquisas desenvolvidas no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) têm alcançado reconhecimento em âmbito nacional e internacional. Somente nos meses de julho e agosto, alunos do curso de Engenharia Mecânica tiveram três artigos aprovados para apresentação em congressos da área. Os estudos selecionados foram orientados pelos professores José Carlos de Lacerda e Valmir Dias Luiz.

O primeiro trabalho a ser apresentado é de autoria do estudante Rafael da Cunha Deiró, que participa entre os dias 26 e 30 de julho do 65º Congresso Anual AMB Internacional, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, o graduando compartilhará os resultados de uma pesquisa de iniciação científica sobre o refinamento de grão da ferrita nas propriedades mecânicas de um aço inoxidável.

“Esta será a primeira vez que participo de um congresso e as expectativas são as melhores. Esta seleção é o reconhecimento da qualidade do meu trabalho e demonstra que estou fazendo a lição de casa bem feita. Valeram as madrugadas desenvolvendo o projeto”, afirma Rafael Deiró.

Óleo para minibaja
Entre os dias 2 e 6 de agosto, será a vez dos estudantes Bruno Silva Cota, Douglas Baldez Arruda e novamente Rafael Deiró marcarem presença no XVII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (Creem), em Viçosa. Durante o evento, os alunos apresentarão os resultados de um estudo sobre as características de um óleo lubrificante para veículos minibaja.

Na avaliação de Bruno Cota, o congresso será uma excelente oportunidade de projeção à pesquisa desenvolvida. “Nossa projeto propõe a produção de um óleo específico para o motor dos veículos utilizados na competição SAE Brasil de minibaja, levando em consideração o clima tropical de nosso país. Acredito que participar do desenvolvimento de estudos científicos é sair na frente e estar melhor preparado para o mercado profissional”, ressalta o aluno.

Caixa redutora
As apresentações de pesquisas encerram na semana de 18 a 21 de agosto, quando a dupla Diego Rodrigues Silva e Rafael Deiró participa do VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem 2010), em Campina Grande, Paraíba. Na oportunidade, os graduandos apresentarão um artigo sobre a análise teórica do dimensionamento de uma caixa redutora de transmissão para veículo minibaja.

Diego Rodrigues faz questão de destacar que a participação no evento será de grande importância para o seu currículo profissional. “Sem dúvida, esta oportunidade agrega valor em nossa formação, podendo abrir portas profissionais. Quero aproveitar o evento para adquirir novos conhecimentos e experiências”, comenta o estudante.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade