abr

Alunos de Comunicação promovem mostra de videoclipes aberta ao público

Sidney Magal Os videoclipes foram produzidos usando obras de músicos como Lindomar Castilho e Sidney Magal

Nesta segunda-feira (12/4), às 19h, os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) estarão reunidos no Auditório Padres do Trabalho, campus de Coronel Fabriciano, para a realização de uma mostra de videoclipes, produzidos por estudantes do 1º período. A atividade é fruto da disciplina Linguagem Cinematográfica e Literária, e tem como objetivo estimular a criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades técnicas entre os estudantes.

De acordo com Ana Cláudia Resende, coordenadora dos cursos e uma das professoras da disciplina, a proposta de produção dos videoclipes trouxe consigo o desafio da elaboração de peças audiovisuais sobre músicas que já não alcançam tanto sucesso na atualidade. “Criar, produzir, gravar e editar um videoclipe não é tarefa fácil, ainda mais quando se utilizam músicas que estão fora do repertório usual dos realizadores do trabalho”, afirma.

A mostra é aberta ao público e tem entrada franca. Ao todo, cinco videoclipes serão apresentados, usando músicas de cantores como Lindomar Castilho e Sidney Magal.

Desafio
Douglas Ribeiro Ramos, aluno do curso de Publicidade e Propaganda, relata que a experiência de produção do vídeo proporcionou aos envolvidos a descoberta de talentos e habilidades importantes ao desempenho da profissão. “Produzir o videoclipe foi um grande desafio, mas aos poucos fomos dividindo a equipe de acordo com o talento e o interesse de cada um. Alguns, por exemplo, cuidaram da produção, outros do roteiro, outros da edição. O vídeo é, com certeza, resultado dessa articulação que construímos entre nós”, relata.

A professora Ana Cláudia revela que, embora tenha orientado os alunos durante todo o processo de produção, o resultado final dos vídeos será uma surpresa para ela. “Indiquei o gênero musical sobre o qual os videoclipes deveriam ser produzidos e transmiti aos alunos todo o embasamento técnico e conceitual para o desenvolvimento da atividade. Entretanto, a escolha das músicas foi livre, assim como a elaboração dos roteiros. Acredito que serei surpreendida pelos estudantes. Um dos grupos chegou a contar com a participação de 110 pessoas durante as filmagens”, destaca.

Ainda segundo a coordenadora, um dos grupos de alunos, dedicado à produção do videoclipe usando uma música do Sidney Magal, conseguiu o contato do cantor, que aprovou a proposta e chegou a enviar um DVD autografado para os estudantes. “Os alunos se esforçaram muito e movimentaram a comunidade para conseguir recursos para os figurinos e cenários de seus videoclipes. É importante que os universitários tenham oportunidades de experimentação e descoberta como esta ainda no primeiro período do curso”, completa.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade