abr

Alunos de Direito do Unileste aprimoram a prática jurídica em júri popular

Direito

Ao longo desta semana, alunos do curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) terão mais uma oportunidade de vivência da prática jurídica. Nos dias 14 e 16 de abril, os estagiários concursados da Promotoria da comarca de Timóteo participarão de julgamentos no fórum Doutor Geraldo Perlingeiro de Abreu, onde o veredicto será dado pelo júri popular.

Os julgamentos de homicídio qualificado (14/4) e tentativa de homicídio (16/4) serão presididos pelo juiz Dr. Ronaldo Batista de Almeida, com atuação da promotora Dra. Luz Maria Romanelli de Castro e de um advogado dativo da Defensoria Municipal. O trabalho dos estudantes Daniel Wladson, do 8° período, e Diego Henrique Tuschtler, do 9°, consistirá no auxílio à Promotoria na narração dos fatos e depoimentos constantes no processo, além da formulação prévia das perguntas que serão feitas aos acusados.

De acordo com Diego, os estagiários se prepararam para o julgamento estudando os processos em todas as suas fases. “Esta experiência será importante porque poderemos ver de perto como funciona o instituto do júri e identificar o lugar de destaque que ele ocupa em um Estado Democrático de Direito. É justamente nos crimes dolosos contra a vida que o leigo, representante da sociedade, tem a oportunidade de fazer o papel de juiz”, ressalta.

Para o coordenador do curso de Direito, Wallace Carvalho, “participando do julgamento os alunos colocarão em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso e poderão aprender muito observando a atuação de magistrados, promotores e advogados. Isso certamente favorecerá a formação destes futuros profissionais”, conclui.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade