Alunos de Exatas recebem prêmio da ABM por alto desempenho acadêmico

Alunos do Unileste

A solenidade de colação de grau da área de Ciências Exatas do Centro Universitário do Leste Minas Gerais (Unileste-MG), foi enriquecida, na última quarta-feira (16/9), pela entrega do prêmio ‘Fábio Décourt Homem de Mello’, promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). Elísio Lucas de Gusmão, formando do curso de Engenharia Mecânica, e Fábio Júnior da Silva Oliveira, do curso de Engenharia de Materiais, foram agraciados pela premiação como alunos cujo desempenho alcançou maior destaque entre os formandos de seus respectivos cursos.

O prêmio foi entregue pelas mãos do professor do Unileste e diretor da ABM Regional Vale do Aço, Gileno Antônio de Oliveira. “A premiação cumpre alguns dos principais objetivos da Associação, estimulando o intercâmbio de conhecimento técnico-científico entre a academia e o mercado, e apoiando a permanente busca de aperfeiçoamento pelos profissionais da área”, afirma.

Premiação
O Prêmio ‘Fábio Décourt Homem de Mello’ foi instituído pela ABM em 1998, como incentivo e reconhecimento a estudantes das áreas de Engenharia Metalúrgica, de Materiais, de Minas e Mineração. A escolha dos premiados é feita pelas instituições de ensino superior, por meio de seus próprios critérios de avaliação. A premiação consiste em entrega de certificado, concessão da primeira anuidade de associado júnior da ABM, e inscrição gratuita para o 65º Congresso Anual da Associação, que acontecerá em 2010, no Rio de Janeiro.

Fábio Décourt Homem de Mello, que empresta seu nome à premiação, foi associado fundador da ABM, conselheiro e diretor, tendo exercido a função de secretário geral da Associação no período de 1964 a 1982. Engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e foi presidente da Comissão Técnica de Fundição da ABM.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade