nov

Alunos de Psicologia do Unileste visitam Hospital Psiquiátrico em Barbacena

Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz Nesta sexta-feira (5/11), alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participarão de uma visita ao Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz, sediado em Barbacena. Promovida pelo Centro Acadêmico de Psicologia, a atividade é aberta a todos os graduandos do curso e tem como objetivo conhecer o ambiente hospitalar destinado à custódia e ao tratamento de pacientes portadores de sofrimento mental que cometeram crimes e que estão sob a guarda da Justiça.

Na visão da professora Patrícia Guedes, apoiadora do evento, esta é uma oportunidade ímpar para que os estudantes conheçam o funcionamento deste tipo de internação e discutam alguns aspectos da Reforma Psiquiátrica. “Uma das propostas da Reforma é a extinção gradativa dos hospitais psiquiátricos no Brasil, mas, como tratar as pessoas com sofrimento mental e que estão sob a custódia da Justiça? Esta discussão traz, também, para o cenário da Saúde a questão da responsabilização pelo ato cometido por pessoa com sofrimento mental. Não existe ainda uma política pública de saúde que direcione o tratamento destas pessoas”, afirma a professora.

Regina Lúcia de Souza, coordenadora do curso de Psicologia do Unileste, ressalta a importância das experiências de campo para a formação dos futuros profissionais da área. “Além da visita ao Hospital Psiquiátrico e Judiciário, considero relevante que os alunos também conheçam os serviços substitutivos, tais como Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Hospitais Dia, Moradias Protegidas e Centros de Convivência, pois estes estabelecimentos visam atender a Lei da Reforma Psiquiátrica”, conclui.

Interessado em aliar experiência prática aos conhecimentos que tem adquirido na graduação, Adriano Mendes de Pinho, estudante presidente do Centro Acadêmico de Psicologia do Unileste, acredita que a visita será enriquecedora. “Conhecemos a internação através de livros e pesquisas, mas, por meio desta viagem, pretendemos associar a teoria transmitida em sala de aula com a prática que vamos vivenciar”, declara.

Lei da Reforma Psiquiátrica
A Lei 10.216, promulgada em 2001, instituiu um novo modelo de assistência em saúde mental no Brasil, propondo a regulamentação dos direitos dos pacientes e a extinção progressiva dos manicômios no país. Após 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, e sob forte mobilização popular, a Lei foi sancionada, marcando a primeira vitória das lutas do movimento pela Reforma Psiquiátrica nos campos legislativo e normativo.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade