jul

Alunos do Unileste constroem minibaja para participação em competição nacional

Alunos do Unileste

Uma equipe composta por alunos dos cursos de Engenharia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) aproveita as férias escolares e coloca a mão no mouse e na graxa para dar início ao projeto de construção de um minibaja. A proposta do grupo, batizado de Galileu, é finalizar a construção do veículo até fevereiro de 2011, período em que será realizada a 17ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobras, em Piracicaba, São Paulo.

Promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) do Brasil, o evento reúne, a cada edição, dezenas de equipes de estudantes de Engenharia de diversas Instituições de Ensino Superior do País e exterior. O objetivo da disputa é desafiar os universitários a projetarem e buscarem parcerias técnicas e financeiras para a construção de um veículo fora de estrada (off road).

Além da produção obrigatória de relatórios e projetos de custos que deverão ser enviados para SAE, antes da competição, o protótipo fabricado deverá ser testado em várias condições estáticas e dinâmicas, culminando com uma prova de resistência de quatro horas em uma pista de auto cross.

Saindo na frente
Embora as inscrições para a competição iniciem em novembro, a equipe Galileu aproveita para sair na frente. “Estamos desenvolvendo um óleo lubrificante específico para a competição, que pode aumentar o desempenho do motor, além da configuração do pneu traseiro, que busca melhorar a força trativa com o solo”, adianta Rafael Deiró, capitão da equipe e graduando do curso de Engenharia Mecânica.

Nas diferentes etapas da elaboração do veículo, os universitários serão responsáveis pelo desenvolvimento dos componentes que competem à sua área de conhecimento. “O diferencial da equipe do Unileste é a participação de alunos de diferentes cursos da área de Exatas, que resultam na formação de uma equipe multidisciplinar. Contamos com estudantes de Engenharia Elétrica, Mecânica, Materiais, Produção, Civil e Metalúrgica”, afirma o professor Valmir Dias Luiz, coordenador do curso de Engenharia Mecânica e orientador da equipe.

Rafael Deiró faz questão de ressaltar que, ao contrário de outras equipes, a Galileu é composta por estudantes de ambos os sexos. “A ala feminina é representada pelas alunas Thamara Emanuelle Leal Lara, do curso de Engenharia de Materiais, e Alice Fernandes Dias Viana e Luana Perpétuo Silva, do curso de Engenharia Mecânica, que potencializam o grupo, agregando inteligência e charme”, destaca o capitão.

Etapas do projeto
Desenvolvido pelo aluno Marco Túlio Costa, do curso de Engenharia de Produção, a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) dividiu o trabalho em etapas que visam facilitar desde a visualização ao acompanhamento e controle de todo o projeto. A primeira etapa constou da elaboração dos projetos de ergonomia, suspensão, direção, chassi, transmissão, design, parte elétrica e outros, que envolveram estudos de cálculos, desenhos técnicos e relatórios de análises.

Na etapa seguinte, foi levantada a necessidade de insumos e peças, que terão acompanhamento e controle no momento de montagem do minibaja, visando identificar falhas e corrigi-las, resultando na melhoria do processo e na qualidade do produto. “Fazer parte da Galileu é uma excelente oportunidade de colocar em prática o aprendizado teórico e de laboratório, além de interagirmos com alunos de outros cursos”, afirma o estudante, que gerencia o projeto e cuida para que cada etapa seja cumprida, com qualidade e no tempo e custo estimados.

Patrocínio
Além do apoio do Unileste, a equipe Galileu firmou parceria com as empresas Annel Logística e Petronas Lubrificantes Brasil, que fornecerão produtos de suas linhas para o desenvolvimento do minibaja. “Devido ao alto custo do projeto, buscamos outros apoiadores e patrocinadores. Estamos abertos a diversos parceiros, que terão sua marca divulgada por nossa equipe durante a competição”, finaliza o capitão Rafael Deiró. Interessados em apoiar a Equipe Galileu de Minibaja podem fazer contato pelo e-mail cem@unileste.edu.br ou pelos telefones (31) 3846-5660 / (31) 8574-6708.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade