nov

Alunos do Unileste promovem oficina de educação ambiental para funcionários da Prefeitura de Ipatinga

Materiais Recicláveis

Nesta quarta-feira (18/11), de 14h às 16h, alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promoverão uma oficina de educação ambiental para os funcionários da Prefeitura Municipal de Ipatinga. A atividade será realizada no Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público (Sintserpi).

Durante a oficina, cerca de 30 participantes aprenderão a confeccionar blocos de anotações produzidos com materiais recicláveis, como papelão e retalhos de tecido. O curso integra o projeto “Proteção das Águas Superficiais”, coordenado pelas professoras Marluce Teixeira e Cláudia Diniz.

Preservação ambiental
Segundo a professora Marluce Teixeira, a oficina faz parte de um conjunto de ações que têm como objetivo sensibilizar a comunidade do Vale do Aço para a adoção de posturas proativas quanto à preservação do Rio Piracicaba, do Ribeirão Caladinho e do Ribeirão Ipanema. “Entendemos que a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos são medidas que influenciam diretamente na proteção de nossos rios”, explica.

Por meio do curso, os participantes receberão informações quanto à importância da preservação dos recursos ambientais. “Compartilharemos com este público alguns dos resultados obtidos em um estudo sobre os impactos ambientais sofridos pela Bacia do Rio Piracicaba, realizado por alunos do Unileste. Queremos que todos se conscientizem sobre a importância de sua própria contribuição para a preservação da qualidade das águas superficiais da região”, afirma Marluce.

Durante a atividade, também serão realizadas entrevistas visando identificar o nível de conhecimento dos participantes acerca da temática ambiental, bem como o seu grau de satisfação em relação aos conteúdos ministrados.

Blocos ecológicos
A proposta de confecção dos blocos de anotações recicláveis surgiu da necessidade de reaproveitamento das sobras de tecido e caixas de papelão utilizadas pela empresa Unimax, que fornece uniformes para a Prefeitura de Ipatinga. “Para desenvolvimento do nosso projeto, procuramos sempre considerar os contextos nos quais as comunidades ou públicos atendidos estão inseridos”, aponta Marluce Teixeira.

Os blocos produzidos durante a oficina poderão ser utilizados como agendas, cadernos ou blocos de recados. “A ideia é que os participantes desenvolvam sua consciência ambiental, valorizando produtos que impliquem no reaproveitamento ou na reciclagem dos resíduos”, finaliza a professora.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade