Alunos prestam atendimento psicológico em Casa de Apoio ao Paciente Oncológico, em Ipatinga

Desde agosto deste ano, os alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) podem contar com mais um espaço de aprendizagem por meio de práticas de estágio. Há quatro meses, os hóspedes da Casa de Apoio ao Paciente Oncológico, localizada no bairro Ferroviários, em Ipatinga, contam com serviços de acompanhamento psicológico, desempenhados por estudantes do Centro Universitário.

Idealizada pelo Se Toque – Grupo de Apoio e Prevenção do Câncer, a Casa recebe pacientes com diagnóstico de câncer que encontram-se em tratamento no Centro de Oncologia e Radioisótopos (COR), em Ipatinga. Atualmente, cerca de 27 pacientes e seus acompanhantes se encontram hospedados no local, onde permanecerão durante todo o tempo necessário ao tratamento.

Os atendimentos prestados pelos estagiários são realizados três vezes por semana, em um período diário de duas horas. Segundo a professora Patrícia de Fátima Guedes, que supervisiona o estágio, esta é a primeira vez que a Casa de Apoio recebe estudantes de Psicologia. “Este é um espaço em que os alunos prestam atendimentos psicológicos em caráter emergencial, na busca por acolher, promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas diante das dificuldades causadas pelo tratamento contra o câncer”, explica.

Benefícios relatados
A presidente da Casa de Apoio, Josefina de Fátima Barros, reconhece os benefícios do atendimento psicológico prestado aos pacientes e acompanhantes acolhidos pela entidade. “Os efeitos deste trabalho sobre nossos hóspedes são visíveis. Essas atividades se somam ao nosso acolhimento e fazem as pessoas atendidas se sentirem mais confortadas, auxiliando em sua recuperação e contribuindo para o resgate da autoestima”, comenta.

Os relatos dos bons resultados alcançados também são reforçados pela assistente social da entidade, Elza Aparecida Silva, que acompanha o dia a dia dos hóspedes. “Muitos chegam aqui tristes e deprimidos por não saberem como lidar com a doença. E através do atendimento, eles conseguem melhorar, passando a lidar com o tratamento mais tranquilamente”, acrescenta.

Aprendizado
Entre as estagiárias que atuam na Casa de Apoio está a estudante Izabella Fernandes, do oitavo período do curso de Psicologia, e que diz estar contente com a oportunidade. “Na entidade a dinâmica é bem diferente, uma vez que não são os pacientes que buscam o nosso atendimento, mas nós é que vamos até eles com o objetivo de ajudá-los. Isso é um grande desafio”, comenta a aluna.

Izabella relata que a resposta ao trabalho desenvolvido é positiva. “Os pacientes têm nos recebido bem e confiado em nosso atendimento. Com isso, conseguimos criar um espaço em que eles podem compartilhar sua rotina de tratamento e desabafar”, destaca. Também estagiam na Casa de Apoio as estudantes Isabela Guerra e Isabela Colombo.

História de superação
A paciente Enicênia Inácio Bicalho, de Mantena, diz ter redescoberto a alegria de viver após participar dos atendimentos. “Lembro que cheguei aqui muito deprimida, porque não sabia como lidar com o câncer de mama. As meninas me deram força, levantaram meu astral e me deram coragem. Com elas, aprendi que a vida continua”, conta com entusiasmo.

Eunice, que acaba de finalizar o seu tratamento, relata que recuperou sua autoestima de uma forma tão surpreendente que resolveu deixar registrada sua história de superação para os pacientes da Casa. “Graças a Deus eu me recuperei e acredito estar curada. Por isso, fiz questão de deixar registrada minha história, no jornalzinho da Instituição, contando desde o dia em que cheguei aqui até o final do meu tratamento”, afirma.

Casa de Apoio
Criada em outubro de 2004, a Casa de Apoio ao Paciente Oncológico é resultado do trabalho do Se Toque – Grupo de Apoio e Prevenção ao Câncer. A entidade foi estabelecida com o objetivo de auxiliar as pessoas que realizam tratamento no Centro de Oncologia e Radioisótopos (COR), para que estas não interrompam o tratamento por dificuldades de deslocamento e hospedagem.

Somente em 2008, a Casa recebeu cerca de 400 pacientes e acompanhantes. A entidade se mantém por meio de um convênio com a Prefeitura de Ipatinga e ainda conta com a doações espontâneas. Os interessados em colaborar devem entrar em contato pelo telefone (31) 3822-1285.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade