Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo realiza oficina lúdica sobre construção para crianças

Estudantes do 10° período do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram no último sábado, 26, a Oficina Construindo para os 3 Porquinhos, com crianças da Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro Caladinho de Cima, e da Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste.

A Oficina foi desenvolvida dentro do escopo da disciplina Assistência Técnica, sob a orientação da professora Kênia Alves. Nela, os discentes orientaram as crianças para produção de uma maquete, levando em conta cada elemento construtivo e sua importância para garantir habitabilidade às moradias. Segundo Kênia, os estudantes “adotaram uma linguagem lúdica para envolver as crianças e despertar nelas uma relação de afeto com a arquitetura e, ao mesmo tempo, apresentaram informações sobre aspectos técnico comumente negligenciados na prática da autoconstrução, construindo conhecimento e conscientização”.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, Ricardo Augusto Crochet, a ação foi fundamental para que os estudantes compreendam a função social do arquiteto não apenas na melhoria das moradias, mas também no combate à desigualdades. “Queremos divulgar o papel do arquiteto e urbanista e desmistificar o caráter elitista da profissão. Além disso, iniciativas como a realizada pelo alunos junto com a professora Kênia, promovem uma aproximação importante entre a comunidade externa e a comunidade acadêmica do curso” finaliza Ricardo.

Publicado por Brenda Duarte

13 maio 2024