Café Cinematográfico exibe a produção futurista Apaixonado Thomas

Imagem: Apaixonado Thomas

Com dia e horário especiais, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) realizam, nesta sexta-feira (19), mais uma edição do Café Cinematográfico. O filme a ser exibido, desta vez, é Apaixonado Thomas, uma obra futurista dirigida pelo cineasta belga Pierre-Paul Renders. A sessão de cinema terá início às 19h, no Auditório Padres do Trabalho, campus Coronel Fabriciano.

Adotando a estética de uma webcam, Apaixonado Thomas é uma produção que faz sucesso em círculos alternativos, criticando a tendência ao isolamento e à artificialidade dos relacionamentos na era da tecnologia. O personagem que dá nome ao filme é um rapaz de 32 anos que, vivendo em um futuro não muito distante, sofre de agorafobia (medo mórbido e angustiante de lugares públicos).

A doença e a facilidade de realizar tarefas por meio do computador fazem com que Thomas viva há oito anos sem sair de casa, sem manter contato físico com outras pessoas e se comunicando com o mundo exterior apenas por meio de um videofone.

“O filme traz a discussão da sociabilidade de forma completa, em especial a mediada por computador. Além disso, a produção permite que observemos o amplo uso da câmera subjetiva no cinema, que faz com que o espectador adote o ponto de vista do personagem, suprimindo, muitas vezes, a imagem e a expressão do ator”, destaca Rodrigo Cristiano Alves, professor responsável pela atividade.

O Café Cinematográfico do Unileste é aberto ao público e tem entrada franca. Os interessados em participar deverão doar um litro de leite longa vida ou uma lata de leite em pó, e levar lanches que serão compartilhados em um café comunitário. As doações recolhidas serão entregues a entidades beneficentes do Vale do Aço.

Sinopse
Thomas enxerga o mundo pela tela do computador, graças a uma internet totalmente estruturada e capaz de alcançar todas as áreas relacionadas à prestação de serviços. Navegando pela rede, o protagonista realiza suas sessões de terapia, compra eletrodomésticos e faz até sexo virtual, por meio de programas e trajes específicos.

Acostumado a essa vida, Thomas é pego de surpresa pela iniciativa de seu psiquiatra de inscrevê-lo num clube de namoro pela internet. Como se não bastasse, sua companhia de seguros ainda lhe oferece um serviço de prostitutas, treinadas especialmente para atender pessoas mentalmente perturbadas. Assim, começam a aparecer mulheres reais na vida de Thomas e a sua anti-sociabilidade começa a se tornar um problema ainda maior.

Café Cinematográfico – exibição do filme Apaixonado Thomas
19/11 – 19h
Auditório Padres do Trabalho, campus do Unileste em Coronel Fabriciano
Recolhimento de doações para entidades beneficentes: 1 lata de leite em pó ou 1 litro de leite longa vida