nov

Coordenadora de Arquitetura discute performance ambiental dos materiais em Florianópolis

Imagem: Danielly Garcia Danielly Garcia é doutoranda em Engenharia de Estruturas Entre os dias 24 e 26 de novembro, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), Danielly Borges Garcia, participará do II Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida (ACV 2010). O evento será realizado em Florianópolis (SC) e, nesta edição, promoverá discussões sobre o tema Colaborando com Decisões Sustentáveis.

Danielly Garcia é mestre em Engenharia de Estruturas e Acústica de Edificações e, atualmente, cursa doutorado em Engenharia de Estruturas na UFMG. No Congresso, apresentará trabalho relacionado à sua tese de doutorado, intitulada Seleção de Sistemas Construtivos a partir da Avaliação de Ciclo de Vida. A pesquisa é realizada em parceria com o Conselho Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e sua participação no evento conta com o apoio do Instituto do Aço Brasil (IABr).
A docente explica que Avaliação de Ciclo de Vida se constitui através da análise dos impactos ambientais gerados por um material desde seu “nascimento” até sua “morte”, uma vez que a fabricação, o transporte e a distribuição dos produtos, entre outras atividades, implicam em vários impactos sobre o meio ambiente.

“O trabalho que será apresentado no ACV 2010 é a análise de um pilar em concreto e de outro em aço, observando qual, entre eles, gera maior impacto ambiental. O objetivo final do trabalho, que deverá ser concluído em 2011, é criar uma ferramenta para que os arquitetos possam consultar a performance ambiental de cada material e escolher o que menos produz impacto. De antemão, podemos dizer que não existe uma lista de materiais sustentáveis ou não. Tudo depende do contexto geográfico, temporal e funcional em que os materiais estão inseridos”, explica Danielly.

Gestão do Ciclo de Vida
O Ciclo de Vida a que se refere o ACV 2010 compreende a extração e a transformação de matérias-primas, a fabricação, a embalagem e a distribuição, a utilização e o fim de vida de produtos, processos e serviços. Todas estas etapas consomem energia e recursos e geram impactos sociais, econômicos e ambientais. A Gestão do Ciclo de Vida (GCV) consiste na utilização de conceitos, métodos e técnicas para incluir os aspectos ambiental, econômico e social no ciclo de vida de produtos, processos e serviços, com o objetivo de atingir o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o Comitê Mundial de Desenvolvimento Sustentável, a sustentabilidade apenas será alcançada por meio do desenvolvimento de políticas de produção e consumo capazes de reduzir os impactos no ambiente e na saúde, ocasionados por produtos e serviços, utilizando, onde for apropriado, metodologias científicas como a análise do Ciclo de Vida.

No Brasil, a discussão sobre a Gestão do Ciclo de Vida tem surgido em diversos congressos, demonstrando a multidisciplinaridade do tema e da possibilidade do uso em diversas áreas. Existe uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no sentido de reunir a informação gerada no país sobre o assunto. Por outro lado, viu-se a necessidade de um fórum específico para aprimorar a discussão nacional nesta área de pesquisa. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no endereço eletrônico www.ciclodevida.ufsc.br/congresso.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade