nov

Curso de Ciências Contábeis incentiva doações de recursos ao Fundo da Infância e Adolescência

O Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) dedicará a noite desta sexta-feira (20) a uma causa social. A palestra “FIA: você pode fazer a diferença” será realizada com o objetivo de esclarecer a importância das doações de parte do Imposto de Renda dos contribuintes da região ao Fundo da Infância e Adolescência. A atividade tem início às 19h, no Auditório Padres do Trabalho, no campus de Coronel Fabriciano.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Jens Erik Hansen, explica que o FIA foi regulamentado pela Lei Federal 8.981/95 e objetiva captar e aplicar os recursos destinados às ações de atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. “Pessoas físicas que apresentam declaração de ajuste anual no modelo completo podem destinar até 6% do seu Imposto de Renda ao FIA, enquanto as pessoas jurídicas optantes pelo lucro real podem destinar até 1% do imposto devido”, detalha.

Ainda segundo o coordenador, o evento esclarecerá os procedimentos para a realização do abatimento do Imposto de Renda através da doação ao Fundo, e as possibilidades de escolha das entidades que receberão o benefício. “Acreditamos que estas iniciativas ajudam muito, uma vez que as pessoas têm a oportunidade de entender sobre a destinação dos recursos, além de perceber que podem intervir na aplicação dos mesmos”, aponta Jens Erik.

Cidade modelo
A cidade de Coronel Fabriciano é considerada referência em âmbito estadual na captação e utilização de recursos do FIA. Para compartilhar esta experiência de sucesso com a população, durante o evento, a secretária de Assistência Social do município, Júlia Restori, ministrará a palestra “Os recursos do FIA e os projetos de assistência à infância e adolescência”.

Por meio dos recursos recebidos de 2005 a 2009, a Prefeitura de Fabriciano investiu em mais de 80 projetos, que beneficiaram cerca de 9 mil crianças e adolescentes. “Além de relatar como utilizamos estas doações, queremos mostrar para as pessoas que contribuir é fácil”, afirma a secretária.

Atendimentos à população
Como forma de incentivar a destinação de recursos ao FIA, nos dias 20, 26 e 27/11, de 17h às 20h40, uma equipe de alunos do 3º período do curso de Ciências Contábeis, orientada pelo professor Fernando Morais, atenderá a população interessada no Laboratório de Práticas Contábeis, bloco V, sala 111, no campus de Coronel Fabriciano.

“Por meio de uma simulação em programa de computador, faremos a previsão do recurso que cada pessoa poderá repassar ao FIA. Desta forma, acreditamos estar contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de nosso município”, destaca o professor Fernando.

FIA
O Fundo da Infância e Adolescência é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ele existe nas instâncias federal, estadual e municipal e foi criado para captar recursos destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas para a proteção de crianças e adolescentes.

Os recursos destinados ao FIA só podem ser aplicados em projetos de proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade, na proteção contra violência (maus-tratos, abuso, exploração sexual e/ou moral), em projetos de combate ao trabalho infantil, na profissionalização de adolescentes, além da orientação, apoio sociofamiliar e medidas socioeducativas.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade