Curso de Direito abre inscrições para ‘II Concurso de Artigos Jurídicos’

Estão abertas as inscrições para o ‘II Concurso de Artigos Jurídicos’ promovido pelo curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). O evento, que tem como objetivo incentivar o hábito de estudo e o desenvolvimento da análise crítica entre os estudantes, é organizado pelos professores Breno Inácio da Silva e Wallace Carvalho, coordenador do curso.

“Nossa proposta é formar profissionais do Direito com habilidades e competências teórico-práticas, pautadas nos princípios da ética e da justiça. E o Concurso de Artigos constitui uma oportunidade a mais para que os estudantes envolvidos reflitam sobre aspectos importantes da profissão, sem perder de vista sua importância social e humana”, afirma Wallace.

Novidades
Nesta edição, o evento traz novidades. Os estudantes poderão desenvolver artigos sobre nove temas diferentes: ‘Direito alternativo’; ‘Assédio moral no trabalho’; ‘Efeitos da apelação no processo civil’; ‘Inversão do ônus da prova e a prática de agiotagem’; ‘Os direitos da mulher na sociedade contemporânea’; ‘A Lei Maria da Penha e o princípio constitucional da igualdade jurídica’; ‘O processo penal e suas reformas pontuais’; ‘As decisões do Judiciário na área da Saúde Pública e seus impactos no Poder Executivo’; ‘O direito de permanecer calado e o princípio da inocência’.

O exercício contempla as áreas de Direito Processual Civil, Processo Penal, Direito Penal e Direito do Trabalho como linhas de pesquisa.

Como participar
O aluno interessado em participar do Concurso deverá produzir um artigo de, no mínimo, quatro laudas e máximo de cinco laudas (excluídas capa e bibliografia), sobre um dos temas propostos no edital. O artigo deverá ser encaminhado, em duas vias, à Secretaria dos Cursos de Graduação, no bloco G, campus de Coronel Fabriciano, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, até o dia 8 de outubro.

Aos participantes serão concedidas horas de atividade complementar, de acordo com os seguintes critérios: o primeiro colocado será contemplado com 40 horas, o segundo com 35 horas, o terceiro com 30 horas e os demais participantes com 20 horas.

A divulgação dos resultados será realizada no dia 7 de novembro, por meio de um comunicado que será disponibilizado nos quadros de avisos do curso de Direito, bem como no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no site do Unileste. Outras informações poderão ser obtidas do edital do Concurso (clique aqui).

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade