nov

Curso de Enfermagem participa de pesquisa sobre situação vacinal em Fabriciano

Imagem: vacinação

A partir desta semana, alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participarão do desenvolvimento de uma pesquisa por amostragem, promovida pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano. As atividades serão orientadas pela professora Jussara Bôtto, com finalização prevista para o dia 30 de novembro, quando serão divulgados os dados da pesquisa referentes à imunização contra hepatite do tipo B.

De acordo com Jussara, a pesquisa envolverá pessoas na faixa etária de seis meses até 19 anos, 11 meses e 29 dias. “Com este trabalho será possível identificar se a população de menores de 20 anos está vacinada, e providenciar para que todos recebam as doses que necessitam. Lembramos que a vacina está disponível em todas as unidades de atenção primária da saúde”, explica.

A imunização contra a hepatite B é realizada em três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Durante o período de pesquisa, cada Unidade de Saúde da cidade de Coronel Fabriciano ficará responsável por conhecer e realizar a amostragem da situação vacinal de 100 pessoas dentro da referida faixa etária.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Sandra Maria Coelho Margon, destaca a importância do envolvimento de alunos e professores neste trabalho. “Muitas pessoas contraem hepatite e demoram anos para perceberem que estão com a doença. Somente com exames de sangue detalhados, é possível saber se a pessoa está com a doença. O empenho da comunidade acadêmica nesta pesquisa contribuirá para divulgação da importância da imunização”, ressalta.

Doença contagiosa
A hepatite é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Pode ser causada por vírus ou por reações do corpo a substâncias como o álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para a outra. A hepatite B é causada pelo vírus HBV e é classificada como uma doença infecciosa viral e contagiosa. Quando contraída por pessoas adultas, 90 a 95% se curam; já 5 a 10% dos infectados permanecem com o vírus por mais de seis meses, evoluindo para a forma crônica da doença, como a cirrose hepática ou o câncer do fígado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que existam, no Brasil, dois milhões de portadores crônicos de hepatite B. A doença pode ser evitada com os seguintes cuidados: imunização; não compartilhando agulhas e seringas; usando sempre camisinha nas relações sexuais; utilizando-se material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, nos salões de beleza e nas lojas de tatuagem e piercings. Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Saúde (0800 61 1997).

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade