set

Curso de Enfermagem promove blitz educativa durante Semana Nacional de Trânsito

Trânsito

Todo cidadão, esteja ele na condição de pedestre, ciclista, motociclista ou condutor de veículo automotor, deve colaborar para um trânsito mais seguro e organizado. Com o propósito de reforçar esta premissa, o curso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), em parceria com a Policia Rodoviária Estadual, realizará, entre os dias 21 e 24 de setembro, uma blitz educativa na BR-381, em Ipatinga. A ação integra as atividades da Campanha Nacional de Trânsito, realizada, anualmente, pelo Departamento de Trânsito (Detran), de todos os estados.

Distribuídos em três tendas, cerca de 20 alunos do curso de Enfermagem, sob a orientação da professora Helisamara Motta Guedes e com apoio de policiais rodoviários, abordarão motoristas para a entrega de panfletos sobre educação no trânsito, além de realizarem orientações sobre hipertensão arterial, Índice de Massa Corporal (IMC), Gripe A, Aids e sobre o risco do uso de anfetaminas, medicamentos popularmente conhecidos como “ribite”.

De acordo com a professora, as ações de saúde durante a blitz são pautadas em pesquisas científicas, realizadas, principalmente, com caminhoneiros da região. “Por meio de estudos, descobrimos que os caminhoneiros apresentam muitos problemas de saúde, como hipertensão arterial, obesidade, uso de ‘ribites’, além de não freqüentarem as unidades de saúde. Por isso, esta ação também é uma forma de alertar e promover a melhoria da qualidade de vida destes profissionais”, salienta.

Álcool e trânsito
Entre os dias 14 e 17 de setembro, os graduandos da área de Saúde do Unileste participaram de uma sensibilização promovida pela Polícia Rodoviária Estadual. Durante quatro dias, o cabo Wander Lourenço, sob coordenação do tenente Anderson Rodrigues, comandante do Pelotão de Policiamento Rodoviário do Vale do Aço, percorreu as salas de aula repassando informações sobre o uso de bebidas alcoólicas e os acidentes de trânsito.

Na oportunidade, além de dados estatísticos de acidentes e vídeos com depoimentos de vítimas da imprudência de motoristas alcoolizados, os estudantes também conheceram o etilômetro (bafômetro) e os princípios de funcionamento do aparelho. A proposta é que as ações de sensibilização continuem após a realização da blitz educativa.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade