2010
nov
04

Curso de Enfermagem promove intervenções em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes

Imagem: Teste de glicemia capilar Teste de glicemia capilar A semana de 8 a 12 de novembro será marcada por uma série de intervenções do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) para a conscientização da população sobre cuidados importantes com a saúde. A maior parte destas práticas em comunidade será realizada em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes (14/11), criado para chamar atenção sobre possibilidades de prevenção e controle deste distúrbio do metabolismo, que tem apresentado crescimento alarmante em todo planeta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 5,1 % da população mundial, de 20 a 79 anos, sofra da doença. E, segundo especialistas, esse número é certamente maior, pois muitas pessoas têm a doença e não sabem.

Diabetes mellitus é uma condição crônica que surge quando o pâncreas se torna incapaz de produzir insulina (diabetes tipo 1) ou quando o organismo não consegue fazer uso adequado da insulina produzida (diabetes tipo 2). Noventa por cento dos casos pertencem ao tipo 2.

Fatores genéticos estão envolvidos em ambas as formas da doença, mas a do tipo 2 se instala preferencialmente na maturidade, como conseqüência de fatores como excesso de peso, inatividade física e dietas ricas em gorduras e alimentos de alta densidade energética, como os carboidratos.

Intervenções pela saúde
Dando início à programação, estudantes da disciplina Estágio Supervisionado III, sob orientação da professora Jussara Bôtto Neves, farão intervenções na área de atuação da Unidade Básica de Saúde do Centro de Coronel Fabriciano.

“De 8 a 12 de novembro, os alunos realizarão medições de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal da população e prestarão orientações sobre hábitos alimentares para a melhoria da saúde e qualidade de vida”, explica a professora Jussara. No dia 12, as práticas previstas serão acrescidas da realização de exames de glicemia capilar, com coleta de pequenas quantidades de sangue para a dosagem dos índices de glicose.

Em Timóteo, as ações de promoção da saúde serão realizadas na sede do Projeto Humanizar, localizada no Bairro São José. De 8 a 11 de novembro, estudantes de Enfermagem do Unileste, orientados pela professora Fernanda Gama, disseminarão informações sobre cuidados importantes à da saúde ao idoso, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações relativas à prevenção e ao controle de doenças como hipertensão e diabetes.

Já no dia 18 de novembro, em parceria com a professora Vitória Pires, do curso de Enfermagem, os alunos voltarão ao Projeto Humanizar para a realização de palestras informativas voltadas à saúde do homem. Entre os assuntos abordados constam câncer de pênis, câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade 
17 maio 2024
Conexão Educacional: Unileste inaugura Centro de Relacionamento em Ipatinga
13 maio 2024
Exposição de Cordéis: linguagem acessível do Direito