out

Curso de Engenharia Elétrica discute impactos ambientais da produção de biocombustíveis

Mamona

O curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove, nesta quinta-feira (8/10), a palestra Avaliação do Impacto do Programa de Biocombustíveis na Disponibilidade Hídrica do Cerrado. Ministrada pelo professor mestre Geraldo Magella Obolari, o evento será realizado às 19h, no Auditório Senhor Zezinho, no campus de Coronel Fabriciano. A atividade é aberta aos alunos dos cursos da área de Exatas e demais interessados.

A palestra tem como objetivo promover a discussão acerca da produção de biocombustíveis e os impactos desse programa nos recursos hídricos do cerrado. “Existem inúmeras pesquisas que analisam a viabilidade econômica, financeira e social deste programa. Entretanto, são quase inexistentes os estudos sobre os seus impactos ambientais. Daí, a importância de se discutir esta questão”, ressalta o professor.

Conforme reforçam os estudos que serão apresentados durante a palestra, no período de seca os recursos hídricos do cerrado sofrem desequilíbrio por conta da evaporação das águas da região, que não retornam à localidade em forma de chuva. “Por este motivo, a expansão das culturas para produção de biocombustíveis representa impactos negativos à disponibilidade hídrica do cerrado”, aponta Obolari. Os dados resultam da pesquisa de mestrado realizada pelo professor na área de Planejamento e Gestão Ambiental, em 2007.

“Quando o assunto em questão envolve o meio ambiente e a preservação da vida no planeta, a discussão deve ser de interesse tanto dos profissionais de formação superior, quanto de toda a sociedade”, finaliza.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade