abr

Curso de Fisioterapia abre novo ciclo de atendimentos à comunidade

Nesta sexta-feira (16), o curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) abre um novo ciclo de atividades da disciplina Estágio em Saúde Coletiva, por meio da qual usuários das unidades de saúde dos bairros Santa Cruz e Mangueiras, em Coronel Fabriciano, têm sido assistidos por intervenções supervisionadas de estudantes do Centro Universitário.

Na oportunidade, um Seminário coordenado pelo professor Crístian de Souza Freitas marcará o intercâmbio de informações entre os graduandos que já participaram do estágio, nos meses de fevereiro a abril de 2010, e a turma ingressante nas atividades previstas para o restante do semestre. O evento é aberto ao público e tem início às 17h, na sala E-301, no campus de Ipatinga.

Saúde Coletiva
De acordo com Crístian, “o estágio em saúde coletiva se desenvolve a partir de demandas percebidas na comunidade, tanto através de encaminhamentos feitos pelas unidades de saúde, quanto por meio da procura individual, quando as pessoas tomam conhecimento das possibilidades de intervenção oferecidas e buscam nossa avaliação”, explica. Os atendimentos realizados variam desde casos de traumatismos e disfunções leves nos membros ou na coluna dos pacientes até a assistência a pessoas acamadas, por meio de visitas domiciliares.

“As possibilidades de intervenção fisioterapêutica são inúmeras e são sempre discutidas em grupo, com investigações e estudos de casos clínicos. É impossível mensurar a riqueza destas experiências para os profissionais em formação, e o mais importante é que conseguimos dividir os benefícios deste processo de aprendizagem com a população do Vale do Aço”, completa Karla Cristina de Souza Melo Ramos, coordenadora do curso.

Atendimento ambulatorial e hospitalar
Além dos atendimentos intermediados pelas unidades de saúde de Coronel Fabriciano, o curso de Fisioterapia mantém atendimentos hospitalares, desenvolvidos por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal de Ipatinga, e atendimentos ambulatoriais realizados nas dependências do campus universitário.

“Apenas em 2009, contabilizamos mais de 7 mil intervenções fisioterapêuticas gratuitas nos ambulatórios do Unileste, além de 2.700 atendimentos realizados no Hospital Municipal de Ipatinga. Elencando os ambientes de atuação de nossos estagiários e quantificando o número de assistidos, percebemos a responsabilidade assumida por estes jovens e a importância do seu papel na comunidade”, revela a professora Ivanise Caroline dos Santos, que atua como coordenadora de estágios do curso.

Pacientes interessados em usufruir dos serviços dos ambulatórios de Fisioterapia do Unileste poderão agendar avaliações pelo telefone (31) 3846-5585, de segunda a sexta-feira, de 8h às 10h, ou presencialmente, à Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro, Ipatinga.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade