Curso de Psicologia cria Central de Assistentes de Afazeres Domésticos do Vale do Aço

O curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) acaba de lançar um projeto pioneiro na área de Psicologia do Trabalho: a Central de Assistentes de Afazeres Domésticos do Vale do Aço (Caad). Por meio de um banco de dados, a Central pretende promover, gratuitamente, a intermediação entre empregadores e a mão de obra disponível na região para desempenho das funções de diarista, babá, doméstica e cuidador da terceira idade.

Segundo Aline Lemos Pereira, professora do curso, a proposta nasceu de atividades orientadas através da disciplina de Estágio em Psicologia do Trabalho. “Por meio de pesquisas, os alunos dos nono e décimo períodos descobriram a existência de uma demanda reprimida na área de serviços domésticos, por parte dos empregadores, e ao mesmo tempo, relatos frequentes sobre a falta de oportunidades entre aqueles que se interessam em trabalhar nesta área”, explica.

Pensando em promover o encontro profissional destes dois lados, a Central de Assistentes de Afazeres Domésticos promoverá o cadastramento, a triagem e a indicação dos candidatos para empregadores interessados. Posteriormente, serviços de capacitação e qualificação também deverão ser oferecidos aos profissionais cadastrados.

“Para nós, alunos, a Central não se constitui apenas um espaço de exercitação prática do que aprendemos sobre Psicologia do Trabalho. Ela apresenta um aspecto social muito forte, porque constrói a ponte entre aqueles que estão à procura de emprego e os que querem e podem pagar pelos serviços oferecidos”, afirma a estudante Joana de Souza Braga, envolvida no projeto.

Reconhecimento
Na visão de Regina Lúcia de Souza, coordenadora do curso de Psicologia do Unileste, a criação da Caad vem coroar as comemorações pelo recente reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação. “Como Centro Universitário, implantamos o curso de Psicologia em 2003, com a autorização do MEC. Entretanto, seguindo os trâmites legais, no ano passado recebemos a visita de uma comissão avaliadora e acabamos de nos tornar, em 2009, o único curso de Psicologia reconhecido pelo MEC na região”, destaca.

Ainda de acordo com a coordenadora, a Central de Assistentes de Afazeres Domésticos compõe um dos muitos espaços de prática acadêmica, no âmbito da Psicologia do Trabalho, instaurados pelo curso de Psicologia da Instituição. Como exemplo, um convênio recentemente firmado entre o Unileste e Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais credenciou os alunos de Psicologia do Centro Universitário a atuarem na seleção e orientação profissional de usuários do Sistema Nacional de Empregos do Vale do Aço (Sine).

Como participar
Empregadores e trabalhadores interessados em se cadastrar para os processos de triagem e recrutamento da Central de Assistentes de Afazeres Domésticos do Vale do Aço devem fazer contato pelo telefone (31) 3846-5588 ou pelo e-mail caad@unileste.edu.br.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade