Curso de Psicologia do Unileste reinicia atendimentos gratuitos

Com o intuito de aplicar junto à comunidade o conhecimento transmitido nas salas de aula e laboratórios do curso de Psicologia, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) abre suas portas para atendimento psicológico à população do Vale do Aço. Apenas em 2009, o Núcleo de Atividades Práticas em Psicologia (Napp) realizou 1347 atendimentos, beneficiando 402 pessoas com necessidades psicológicas específicas.

De acordo com Regina Lúcia de Souza, coordenadora do curso, os atendimentos ofertados pelo Núcleo são gratuitos e variam desde orientação profissional a programas de fortalecimento familiar e atendimentos clínicos, individuais e grupais, para crianças, adolescentes e adultos. “O resultado desse trabalho é um amplo contato com a comunidade, garantindo benefícios aos atendidos, favorecendo o enriquecimento profissional dos alunos envolvidos e estimulando a produção de conhecimentos no ambiente acadêmico”, ressalta.

Psicologia aplicada ao trabalho
Além dos serviços clínicos disponibilizados pelo curso, a população pode contar com a atuação da Central de Assistentes de Afazeres Domésticos do Vale do Aço (Caad), que promove, gratuitamente, a intermediação entre empregadores e a mão de obra disponível na região para desempenho das funções de diarista, babá, doméstica e cuidador da terceira idade.

“A Central foi criada pelo curso de Psicologia do Unileste em 2009, a partir de atividades desenvolvidas pelos alunos na disciplina de Estágio em Psicologia do Trabalho. Por meio de pesquisas, os estudantes descobriram a existência de uma demanda reprimida na área de serviços domésticos, e ao mesmo tempo, relatos frequentes sobre a falta de oportunidades para aqueles que se interessam em trabalhar na área”, explica a professora Aline Lemos Pereira, coordenadora das atividades da Central.

Atualmente, a Caad realiza o cadastramento, a triagem e a indicação de trabalhadores domésticos da região para empregadores interessados. Há planos de que, no futuro, a Central também desenvolva serviços de capacitação e qualificação junto aos profissionais cadastrados.

Atendimento
Os interessados em usufruir dos serviços de atendimento psicológico oferecidos pelo Unileste deverão fazer contato pelo telefone (31) 3846-5588. Informações sobre o cadastramento de empregadores e trabalhadores para os serviços de recrutamento da Caad podem ser obtidas neste mesmo número, ou através do e-mail caad@unileste.edu.br.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade