abr

Curso de Turismo promove visita ao Pico do Ibituruna

Sítio Good Look

Para o desenvolvimento turístico e econômico de uma cidade ou localidade, a atuação dos turismólogos tem se tornado cada vez mais importante. Diante desta realidade, e com o objetivo de possibilitar aos estudantes as vivências de exploração das potencialidades turísticas regionais, o curso de Turismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) realiza nos próximos dias 17 e 18 de abril uma atividade prática no Sítio Good Look, no Pico do Ibituruna, em Governador Valadares.

A visita também contará com o envolvimento de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Ambiental e Administração do Unileste. “A proposta deste projeto interdisciplinar é colocar os estudantes diante dos desafios da elaboração de um projeto turístico que leve em consideração as dimensões físicas, sociais, econômicas, culturais e naturais do local a ser explorado”, explica a professora Betinna Tassis, responsável pelo projeto.

Diagnóstico local
Nesta etapa da visita, os estudantes serão separados em grupos para a realização de um diagnóstico que contemplará informações estratégicas acerca do empreendimento turístico pesquisado. “Os alunos analisarão a vocação do empreendimento, levantarão a necessidade de sinalização do acesso e divulgação, a possibilidade de implantação de recursos de aventura, e realizarão o mapeamento dos atrativos naturais e ampliações ou reestruturações físicas necessárias, entre outras questões”, detalha a professora.

Ainda segundo Betinna Tassis, após o diagnóstico será desenvolvido um documento com as considerações sobre o local, que será repassado aos proprietários do empreendimento turístico. “Neste documento serão apontadas contribuições e alternativas criativas para a potencialização da exploração turística do local”, aponta a docente.

Durante a atividade, os estudantes também visitarão outros atrativos do Pico do Ibituruna, como o Eco Parque Vale Silvestre, a casa do Papai Noel, Pousada da Serra, Ibituruna Serra Clube e a plataforma de decolagem de asa delta. “Escolhemos o Ibituruna porque o local é uma referência na região no que se refere ao turismo ecológico, com vários atrativos já consolidados”, afirma Betinna.

Como participar
Os alunos interessados na atividade devem confirmar participação até o próximo dia 13 de abril (terça-feira), no Laboratório de Turismo (Labtur), no bloco B, sala 204, de 14h às 22h30, no campus de Coronel Fabriciano. No ato da inscrição é necessário informar o número da identidade, curso, e-mail, telefone e fazer o investimento de R$ 50. O valor inclui alimentação e estadia. Mais informações pelos telefones (31) 3846-5625 ou pelo e-mail: betinna.turismo@gmail.com.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade