out

Cursos da área de Exatas têm trabalhos aceitos por Encontro Regional de Química

Os cursos da área de Ciências Exatas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) comemoram o significativo número de trabalhos aceitos para apresentação no XXIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais (ERSBQ-2011MG), a ser realizado no período de 30/10 a 1º/11 na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A comissão avaliadora do evento aprovou oito trabalhos de pesquisa e extensão do Centro Universitário.

De acordo com a professora Marluce Teixeira Andrade Queiroz, orientadora de alguns dos trabalhos selecionados, todas as pesquisas foram voltadas para as áreas de processos industriais e análise de impactos ambientais, com temas de interesse do Colar Metropolitano do Vale do Aço. “Os estudantes envolvidos ganham com o enriquecimento da aprendizagem e ainda contribuem para o desenvolvimento científico, abordando aspectos relativos à economia e à qualidade de vida na região”, destaca.

Claudinei Fernandes de Melo, que também orientou alunos que participarão do Encontro, aponta que, apesar de sua implantação recente, o curso de Engenharia Química do Unileste tem estimulado seus alunos à produção de estudos de relevância científica. “A participação de produções do curso neste evento serve de incentivo para que os universitários continuem pesquisando e participando dos projetos de Iniciação Científica durante a graduação”, afirma o professor.

Ensino, pesquisa e extensão
Os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia de Produção do Unileste também tiveram trabalhos, resultantes de projetos interdisciplinares, aceitos pelo evento. Gerson Corrêa Filho, coordenador dos cursos, explica que esses projetos são desenvolvidos ao longo do semestre letivo, e como incentivo ao aluno, valem pontuação para todas as disciplinas cursadas. “Esse estímulo à busca de soluções para problemas científicos, desde o início da graduação, produz um grande diferencial no currículo do estudante”, ressalta.

Para Rosângela Paranhos, coordenadora dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Sanitária e Ambiental, “os trabalhos selecionados geram representatividade à Instituição e favorecem a troca de informações com pesquisadores externos. Além disso, a grande aprovação de produções científicas do Unileste aponta que os docentes e graduandos do Centro Universitário estão no caminho certo de uma formação profissional enriquecida pelo equacionamento do tripé ensino, pesquisa e extensão”, salienta.

Divulgação científica
O ERSBQ-2011MG é o maior evento do estado ligado à divulgação científica no âmbito da Química, abrangendo aplicações e estudos fundamentais em suas diversas áreas. O objetivo do Encontro é reunir discentes, docentes, representantes do setor privado e dos órgãos de governo, além de renomados pesquisadores mineiros e de outras partes do país para o intercâmbio de experiências, know-how tecnológico, e para a discussão de desafios e possibilidades de integração. Paralelamente ao Encontro ocorrerão dois eventos importantes: o I Workshop em Agroquímica e a Reunião da Rede Mineira de Química.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade