Dia do Turismólogo gera debates, estandes e exibição de documentário no Unileste

Parque do Rio Doce

Para comemorar o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Turismólogo (27 de setembro), o curso de Turismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove diversas atividades na próxima quinta-feira (24), de 19h às 22h, no campus de Coronel Fabriciano. O evento é gratuito e destinado a alunos, professores, profissionais da área e comunidade em geral.

Com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Coronel Fabriciano e Secretaria de Turismo de Marliéria, a atividade contará com exibição de documentário, talk show, debate, estandes de gastronomia e atrativos turísticos regionais.

Fortalecimento do turismo local
Com o tema ‘Inventário turístico e sua interface com os segmentos de Turismo’, o evento demonstra, mais uma vez, a preocupação do curso do Unileste em potencializar o debate turístico no Vale do Aço. “Nesta edição, vamos discutir as possibilidades de turismo ofertadas no Circuito Mata Atlântica de Minas, do qual nossa região faz parte, e informar sobre a importância deste inventário para a identificação das potencialidades locais e meios de explorá-las”, explica a professora Betinna Tassis, que é responsável pela organização do evento.

Ainda segundo a professora, o inventário é o primeiro passo para o desenvolvimento turístico da região. “Por meio deste documento será possível identificar as potencialidades do Vale do Aço e realizar o planejamento com foco no desenvolvimento de ações integradas. A partir dos inventários das localidades inseridas em nosso circuito turístico, poderemos certificá-lo, pleiteando investimentos do setor público”, destaca.

Documentário e debate
A exibição do documentário “Memória oral da Serra dos Cocais”, às 19h, no Auditório Otton Fava, marcará a abertura do evento. O vídeo é resultado de um projeto de extensão realizado por alunos do curso de Turismo. A partir das 19h30, o local será espaço de um talk show sobre o inventário turístico e segmentos do Turismo da região, em que serão entrevistados Bruno Torres, representante da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Coronel Fabriciano, e Lívia Castro, secretária de Turismo da Prefeitura Municipal de Marliéria. Em seguida, haverá debate sobre o assunto, com mediação da professora Cidinha Sampaio.

Atrativos turísticos
Como forma de divulgar os atrativos turísticos do Vale do Aço, o evento contará ainda com estandes de comidas típicas, quitutes, roteiros culturais, religiosos e ecoturísticos, posicionados nas proximidades do bloco B. Os estandes serão preparados pelos alunos do curso de Turismo como atividade avaliativa, que envolverá as disciplinas ‘Alimentos e bebidas’, ‘Introdução à Administração’, ‘Planejamento de espaços turísticos’, ‘Agências de viagens e transportes’, ‘Lazer e animação turística’ e ‘Língua estrangeira aplicada ao Turismo’.

“Através deste evento, nossos futuros turismólogos terão uma visão do Turismo em toda a sua abrangência profissional. É essencial que nossos alunos percebam, através de oportunidades como esta, a importância de se prepararem para a atuação no setor, mantendo foco no desenvolvimento econômico, com cuidado e respeito ao ambiente natural, com ações de sustentabilidade cultural e preservação do patrimônio histórico”, finaliza Betinna Tassis.

Programação do evento

Auditório Otton Fava – bloco B, campus de Coronel Fabriciano
19h – Credenciamento
19h10 – Abertura
19h15 – Apresentação do documentário ‘Memória oral de Serra dos Cocais’
19h30 – Talk show ‘Inventário turístico e segmentos do Turismo’
20h10 – Abertura do debate – mediadora: Cidinha Sampaio

Bloco B – campus de Coronel Fabriciano
20h30 – Estandes sobre segmentos do Turismo – gastronômico, cultural, ecoturístico, religioso, além de mostra do projeto ‘Welcome to Salto Grande’.

17 maio 2024
Estudantes criam grupo de estudos sobre Corpo e Discursos na Contemporaneidade